TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RACIOCÍNIO LÓGICO

Por:   •  5/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

EAD – Ciências Contábeis

Polo Tijuca

RACIOCÍNIO LÓGICO

AVA 1 – TAREFA DISCILPINAR

BRUNO PORTO RAMOS

Matricula: 20184300435

Situação problema:

Registro 1: Seis funcionários da empresa, sendo dois do setor de atendimento e quatro do setor de tecnologia, estão escalados para trabalhar em três datas críticas do mês de dezembro. Dessa forma, o planejamento para os plantões de trabalho nas manhãs dos dias 24, 25 e 31 de dezembro está previsto da seguinte maneira:

24 de Dezembro

25 de Dezembro

31 de Dezembro

Cecília  

Rodrigo

Sara

Bárbara

Cecília

Bárbara  

Juliana  

Fernando

Rodrigo

Definiu-se que a cada plantão estarão atuando dois funcionários do setor de tecnologia e um profissional do setor de atendimento.

Considerando o primeiro registro e que Fernando faz parte do quadro de colaboradores do setor de tecnologia, pode-se concluir que o (a) outro (a) colaborador (a) desse setor aparece na alternativa:

(a) Sara

(b) Cecília[pic 1]

(c) Juliana

(d) Bárbara

(e) Rodrigo

A solução do registro nº 1 foi feita pelo método de tentativa e erro.

Foram criadas duas legendas para a solução da tarefa, sendo uma de símbolos, representando os colaboradores do setor de tecnologia e administrativo, e a outra legenda de cores representando as duas situações possíveis nos tons vermelho e azul.

Destacam-se, ainda, as duas regras importantes fornecidas para solução:

  • a cada plantão estarão atuando dois funcionários do setor de tecnologia e um profissional do setor de atendimento,
  • o colaborador Fernando faz parte do setor de tecnologia.

Assim, passamos a análise das situações estudadas:

No registro da tarefa, temos a informação de que o colaborador Fernando, escalado para o dia 25 de dezembro, pertence ao setor de tecnologia e que cada dia deverá ter a presença de dois colaboradores deste setor.

Sendo o colaborador Fernando pertencente ao grupo de tecnologia, nos resta, neste dia, as seguintes opções: colaborador rodrigo ou colaboradora Cecilia pertencera ao setor de tecnologia.

Situação 1.

No dia 25 de dezembro, o colaborador Rodrigo sendo do setor de tecnologia, teremos a seguinte composição: os colaboradores Rodrigo e Fernando no setor de tecnologia e a profissional Cecilia no setor de atendimento. Assim, teremos no dia 24 de dezembro a profissional Cecilia no setor de atendimento e as colaboradoras Bárbara e Juliana no setor de tecnologia. Já no dia 31 de dezembro, teremos a Colaboradora Bárbara no setor de tecnologia junto com o colaborador Rodrigo e a profissional Sara no setor de atendimento.

Situação 2.

No dia 25 de dezembro, a colaboradora Cecília sendo do setor de tecnologia, teremos a seguinte composição: os colaboradores Cecília e Fernando no setor de tecnologia e o profissional Rodrigo no setor de atendimento. Assim, teremos no dia 31 de dezembro o profissional Rodrigo no setor de atendimento e as colaboradoras Bárbara e Sara no setor de tecnologia. Já no dia 24 de dezembro, teremos as Colaboradoras Bárbara e Cecília no setor de tecnologia e a profissional Juliana no setor de atendimento.

Deste modo, percebe-se que nas duas situações analisadas a única funcionária que sempre esteve no setor de tecnologia foi a colaboradora Bárbara. Assim, quem necessariamente é do setor de tecnologia é a colaboradora Bárbara. Opção d.

Legenda 1

Legenda 2

Tecnologia     [pic 2]

Situação 1[pic 3][pic 4]

Administrativo   [pic 5]

Situação 2  [pic 6][pic 7]

24 de Dezembro

25 de Dezembro

31 de Dezembro

Cecília  [pic 8][pic 9]

Rodrigo [pic 10][pic 11]

Sara[pic 12][pic 13]

Bárbara [pic 14][pic 15]

Cecília[pic 16][pic 17]

Bárbara  [pic 18][pic 19]

Juliana  [pic 20][pic 21]

Fernando [pic 22][pic 23]

Rodrigo [pic 24][pic 25]

Situação problema:

Registro 2:

Nosso departamento de atendimento ao cliente conta com dois gerentes e três consultores que se organizam em três equipes para atendimento personalizado dos clientes. Assim, as equipes de trabalho contam sempre com um gerente e dois consultores organizados da seguinte forma:

Equipe Orla: Amauri, Beto e Carol.

Equipe Centro: Carol, Dinorá e Edson.

Equipe Região Metropolitana: Amauri, Beto e Edson.

Considerando o segundo registro, pode-se concluir que a alternativa correta é:

(a) Beto é gerente

(b) Amauri é consultor

(c) Dinorá é consultora

(d) Carol é gerente[pic 26]

(e) Edson é Consultor 

Utilizando o mesmo método de tentativa e erro utilizado na solução do registro nº 1, criei uma planilha nos mesmos moldes, com três possibilidades, para facilitar a compreensão da tarefa.

Assim, foram criadas duas legendas para a solução da tarefa, sendo uma de símbolos, representando os consultores e os gerentes, e a outra legenda de cores representando as três situações possíveis nos tons vermelho, azul e amarelo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (204.9 Kb)   docx (325.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com