TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLÓGICO

Por:   •  6/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.826 Palavras (8 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 8

REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLÓGICO

Modelo I

A presente pesquisa tem por objetivo geral, compreender a qualidade do acesso aos serviços de saúde prestados, aos usuários do Centro de Atenção Integral a Saúde – CAIS Jardim Guanabara-III. Busca verificar com os usuários quanto a utilização dessa política no aspecto ao acesso aos serviços e qualidade nos atendimentos da saúde pública da região. Ou seja, averiguar se os direitos à saúde estão sendo atendidos conforme previsto na Constituição Federal de 1988.

O motivo do interesse pelo tema ocorreu em razão da atuação como estagiária do Serviço Social no atendimento ambulatorial do Cais. Durante esse período, foram testemunhados depoimentos de usuários, em relação às dificuldades no acesso aos serviços de saúde naquela Instituição.

Nesse espaço, foi observado que, o grande número de pessoas a serem atendidas e o número insuficiente de profissionais da área, são entraves para um atendimento assertivo e de qualidade. O confronto com a prática e a necessidade de teorizar sobre ela são levadas em conta para realização deste estudo, a fim de obter maior capacitação para lidar com tais situações e melhor compreender as necessidades dos usuários da saúde.

De acordo com Deslandes (1994, p.34) “quando definimos o que pesquisar, a partir de que base teórica e como pesquisar, estamos fazendo escolhas que são, mesmo em última instância, ideológicas”. Dessa forma, buscando conhecer a percepção dos usuários com relação ao acesso aos serviços prestados pela unidade realizar-se-á pesquisa quantitativa que segundo Barbetta (1999, p. 84),

 

é apropriada para medir tanto opiniões, atitudes e preferências como comportamentos. (...) As Pesquisas Quantitativas são mais adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utilizam instrumentos estruturados (questionários).

Para o procedimento de coleta dos dados, serão realizadas entrevistas diretamente a grupos de interesse, a respeito das informações que se propôs obter. A entrevista consiste em um questionário, com dez questões, todas com perguntas objetivas sim/não, ruim/regular, bom/ótimo, observando-se as seguintes variáveis: escolaridade; números de pessoas na família, local de moradia, satisfação no atendimento.

Além da pesquisa de campo, serão utilizadas também fontes bibliográficas, sobre o tema proposto. Para alcançar o objetivo da pesquisa no plano teórico sobre: Política Social, Política Nacional de Saúde, Direitos, Previdência Social, Precarização dos Serviços de Saúde, Estado Neoliberal, dentre outros, buscar-se-á elementos na discussão feita por Vasconcelos (2003), Mota (2009), Bravo (2009), Dallari (1987), Reimer (2012), Minayo (1994), Faleiros (2009), Constituição de 1988, Polignano (2001) dentre outros. 

Após a coleta de dados será realizada a organização e interpretação dos mesmos, que servirão de base para elaboração do relatório final da pesquisa.


Modelo II

O presente trabalho tem por objeto de estudo o atendimento às mulheres em situação de violência doméstica, assistidas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS do Município de ..., no período de janeiro de 2018 a janeiro de 2019, local onde se realizou o estágio curricular obrigatório.

A escolha da temática surgiu a partir do convívio com mulheres violentadas pelos companheiros, atendida nessa Instituição, onde foi possível observar que os Assistentes Sociais enfrentavam diversos desafios na efetivação dos direitos dessas mulheres.

O objetivo geral da pesquisa consiste em Analisar o contexto em social, político e econômico que está inserida a mulher em situação de violência doméstica, atendidas no CREAS do município em questão. Dentre os objetivos específicos, pretende-se analisar as dificuldades do profissional de Serviço Social no atendimento às mulheres usuárias desses serviços.

Destarte, tencionando compreender essa realidade, será realizada pesquisa qualitativa.

A respeito da pesquisa qualitativa Minayo (1994 p. 21-22), explica que ela: 

Responde a questões muito particulares. Ela preocupa, nas Ciências Sociais, com nível de realidade que não pode ser quantificado (...), a abordagem qualitativa aprofunda-se no mundo dos significados das ações e relações humanas, um lado não perceptível e não captável em equações, medias e estatísticas.

Segundo a autora (1994), a pesquisa qualitativa, em Ciências Sociais tem como principal tarefa compreender a realidade humana vivida socialmente.

Para investigar o objeto de estudo serão realizadas pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Utilizando-se da pesquisa bibliográfica buscar-se-á apreender o objeto por meio de diversas obras de autores brasileiros que realizaram estudos sobre a problemática da violência, tais como: Sarmento (1994), Andrade & Fonseca (2008), Minayo (2006), Lisboa, Pinheiro (2005), Dimenstein (1996), Souza (2015), além, de Legislações como a Lei Maria da Penha – nº 11.340/06 e a Constituição Federal de 1988, dentre outros, que serão de grande valia para refletir em uma perspectiva mais ampla a respeito do tema proposto.

A pesquisa documental será consubstanciada nos formulários de cadastro, nos registros de prontuário, nas fichas de acompanhamento e encaminhamento, ata da reunião do conselho municipal de assistência social – CMAS, esta, do dia 17 de agosto de 2018 e relatórios do CREAS localizado no Município de... Na visão de Lakatos e Marconi (2010), essa pesquisa implica seleção, leitura e análise de textos relevantes ao tema do projeto,

A pesquisa de campo constitui-se no universo de 12 (doze), mulheres. Para a escolha das amostras, serão respeitados alguns critérios, como: ser mulher; ter sofrido violência doméstica e ter buscado atendimento no CREAS de...

Elege-se como instrumental de coleta de dados, questionário, contendo 12 perguntas abertas e fechadas destinado às mulheres que compõem a população em estudo visando conhecer o contexto que estão inseridas as mulheres entrevistadas,

A pesquisa de campo também será aplicada aos profissionais de Serviço Social, visando apreender a concepção dos mesmos a respeito da violência doméstica, além de conhecer as dificuldades que o profissional de Serviço Social enfrenta no atendimento às mulheres usuárias desses serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com