TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Sociologia

Por:   •  26/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

MARCELO MASSARIOL MESSIAS - 6037554909

TECNOLOGIA X METODOLOGIA

Desafio Profissional – apresentado à  Anhanguera Educacional,  como  requisito parcial  para   a   obtenção   de média semestral nas disciplinas de Psicologia da Educação, Redes Sociais e Comunicação, Didática, Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Língua Brasileira de Sinais.

.

                Tutora à distância: Professora : Raquel Espindola Coelho

INDAIATUBA

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ....................................................................................3

2 METODOLOGIA X TECNOLOGIA......................................................3

3 CONCLUSÃO......................................................................................5

4 REFERÊNCIA.....................................................................................6

  1. INTRODUÇÃO

O artigo tem como objetivo central compreender a evolução dos nativos e imigrantes digitais e explanar sobre o conceito tecnologia, metodologia e didática. Bem como ressaltar os diferentes meios com o qual se pode usufruir utilizando os recursos tecnológicos em sala de aula, onde o professor deve saber ponderar sobre onde e quando usá-la, já que sem um mediador a tecnologia não é bem aproveitada. Sendo que os alunos não veem mais o professor como um depositário de conhecimento, mas o mesmo deve ter um bom conhecimento em tecnologia para que possa medir o aprendizado dos alunos em seu meio de comunicação.

  1. METODOLOGIA X TECNOLOGIA

O texto reflete que nos dias atuais uma das grandes dificuldades do professor é trazer as T.I.C.s (Tecnologias da Informação e da Comunicação) para dentro da sala de aula. Pode-se dizer que grande parte dos professores do século XXI são imigrantes digitais que estão em fase de aprendizagem, no quesito novas tecnologias. Segundo Freitas a “tecnologia é a técnica evoluída, fruto de ideias sur- gidas no passado e que ao longo dos anos foram modificadas, atualizadas e aprimoradas.”

Já segundo a autora Pirozzi, a “tecnologia é a técnica mais aprimorada, envolvendo um conjunto organizado de conhecimento que vivem a facilitação o uso de incrementos na vida do ser humano”.

Quando falamos em tecnologia, a primeira coisa que vem em nossas mentes é o computador, os celulares, aparelhos multimídias, I-pods, I-pads, notebooks, lousa digital, entre outros. Entretanto devemos expandir as nossas mentes para algo mais abrangente.

 Conclui-se então que a tecnologia e a informática podem ser confundidas e que podem carregar o mesmo significado, mas não é bem assim.

Tecnologia é tudo aquilo a nossa volta, e tudo aquilo criado para melhor adaptação do dia a dia. Já a informática é uma ciência que se dedica ao uso da informação mediante o contato com computador e demais dispositivos de processamento de dados.

Tendo em vista isso tudo que está ao alcance do ser humano é tecnologia. Desde a escrita na pedra desenvolvida pelo homem na antiguidade como a roupa feita com o pelo do animal para se proteger do frio etc., tecnologia é tudo que se busca para desenvolver melhor as tarefas, tudo que ajuda a terminar algo com mais agilidade e rapidez, etc.

A tecnologia está em constante inovação, sempre aparecendo algo novo que facilita mais o cotidiano. Para os professores que são imigrantes digitais, isso apresenta uma grande dificuldade, pois cada vez fica mais difícil trazer para dentro da sala de aula atividades que despertam a atenção e curiosidade dos alunos. Pois estes estão constantemente ligados no avanço tecnológico, que por serem nativos digitais, tem maior facilidade de compreensão.

O ensino deve ser modificado, pois diante da mudança de perfil do aluno (que não é mais passivo, mas que necessita ser ativo no processo educativo), o professor necessita atualizar sua aula. O professor deixa de ser o transmissor de conhecimento e passa a ser o co-construtor de conhecimento junto com seus alunos. “As tecnologias amparam a sociedade, dinamizando a aula e modificando a dinâmica escolar, transformando a aprendizagem mais significativa.”

Na educação deve-se respeitar a natureza da criança. Segundo Dewey “a criança adquire o saber através da experiência, e a escola precisa ajudar a criança a desenvolver o pensamento reflexivo miniatura e tem necessidades educativas diferenciadas. Os alunos podem ter facilidade para utilizar a internet, mas necessitam da intervenção do professor para compreender o conteúdo pesquisado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com