TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL REGIONAL E A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE HABITAÇÃO

Por:   •  18/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.896 Palavras (12 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

NOME

O SERVIÇO SOCIAL REGIONAL E A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE HABITAÇÃO.

Paulo Afonso

Maio / 2015

[pic 4]

NOME

O SERVIÇO SOCIAL REGIONAL E A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE HABITAÇÃO.

[pic 5]

        

Paulo Afonso

Maio / 2015

SUMÁRIO

  1. IDENTIFICAÇÃO DO MUNICIPIO.............................................................4
  1. INTRODUÇÃO...........................................................................................5
  1. JUSTIFICATIVA..............................................................................;..........6
  1. OBJETIVOS ..............................................................................................7
  1. objetivo geral.............................................................................................7
  1. objetivo específico.....................................................................................7
  1. O SERVIÇO SOCIAL E A POLÍTICA DE HABITAÇÃO.............................8
  1. PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS..................................................9
  1. RECURSOS.............................................................................................10
  1. MONITORIAMENTO E AVALIAÇÃO........................................................10
  1. CRONOGRAMA........................................................................................11
  1. CONCLUSÃO............................................................................................12
  1. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS..........................................................13
  1. IDENTIFICAÇÃO DO MUNICIPIO
  • CIDADE: PAULO AFONSO – BAHIA
  • ÁREA TERRITORIAL:  Paulo Afonso pertence à micro-região homogênea nº 147 – Sertão de Paulo Afonso – e ocupa uma área territorial de 1.700,40 quilômetros quadrados.
  • POPULAÇÃO:  Paulo Afonso finalmente passou a casa dos 100 mil habitantes. Com a finalização dos trabalhos realizados pelos recenseadores, Paulo Afonso tem hoje 101.757 habitantes, 5.258 a mais do que o censo de 2000 que era de 96.499 moradores.   

     

  • INFRA-ESTRUTURA DE SERVIÇOS: 6 agências bancárias ( do Banco do Brasil, do Bradesco, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Nordeste e do HSBC), três casas lotéricas, quatro agências postais, cinco hotéis e quinze pousadas, empresas de transporte rodoviário urbano e interurbano, estação rodoviária, um aeroporto com pista asfaltada.

  • MORADIA: 60% da populaçaõ tem moradia fixa. 40% moram em casas de alugue. O valor dos imóveis estão entre 400, 500 ou 600 reais. A projeção das populações é feita pelo IBGE anualmente, a pedido do Tribunal de Contas da União (TCU), e serve como base para o repasse de recursos do orçamento aos municípios.

  • CLIMA E VEGETAÇÃO:  A área do município de Paulo Afonso é formada por planaltos e depressões, representada por solo cristalino e ainda tabuleiros elaboradas nas camadas sedimentares da Bacia Tucano-Jatobá. A temperatura média elevada em torno dos 30 graus, chegando a 40 graus nos períodos mais quentes (dezembro/janeiro).
  1. INTRODUÇÃO

O fenômeno de crescimento urbano que acompanhou e tornou possível a industrialização brasileira a partir dos anos 30, quando menos de 30% da população viviam em cidades, provocou drásticas transformações socioeconômicas e espaciais no país. É fato que a combinação de tais processos, industrialização e urbanização, ocasionou a alteração do modo de produção e, por consequência, uma enorme concentração econômica, a qual tem determinado um processo de exclusão socioespacial da maior parte da população.

Essa forma de ocupação, promovida pelas desigualdades sociais e a concentração de renda – característica da sociedade capitalista – tem produzido uma carência habitacional onde a falta de moradia digna é uma realidade para a população mais carente. Essa realidade é evidenciada quando se observa os dados do Ministério das Cidades, divulgados em 2007, que apontam um déficit habitacional na ordem de 95,9% entre as famílias que ganham até três salários mínimos.

               A ONU ampliou a definição de moradia adequada para incluir condições de acesso à infraestrutura urbanística e regularização fundiária. As carências habitacionais dos brasileiros são ainda maiores do que os números apresentados. O objetivo deste projeto de intervenção é recuperar aspectos da política habitacional na região de paulo afonso e no Brasil. Destacando as mudanças ocorridas na construção das políticas habitacionais e de enfoque em que ela foi apresentada ao longo do tempo até adotar, atualmente, uma das faces da política social. Mostra também um diagnóstico com as principais caracteristicas do municipio de Paulo Afonso, destacando o numero de habitantes e suas características habitacional.

  1. JUSTIFICATIVA

                No início do século XX, devido à rápida industrialização, as cidades atraíram grande parte da população, porém, inexistiam políticas habitacionais que impedissem a formação de áreas urbanas irregulares e ilegais. As áreas ocupadas ilegalmente são expressões diretas da ausência de políticas de habitação social. As políticas habitacionais propostas foram, em sua maioria, ineficazes devido a diversos fatores políticos, sociais, econômicos e culturais.

                  A sociedade e seus fenômenos não são estáticos, genéricos e neutros, mas sim, um conjunto de relações criadas e recriadas num dado processo histórico, o que significa dizer que está em constante transformação, movimento, caracterizando cada contexto sócio-histórico e econômico e sua forma de gerir o social. A tendência da gestão social, hoje, é também uma consequência desse processo. Deste modo, a gestão social refere-se a um processo contínuo e dinâmico que envolve ações de planejamento, execução e avaliação de serviços sociais e um compromisso de construir respostas às necessidades sociais da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (201.5 Kb)   docx (54.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com