TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seminário Temático I

Por:   •  19/7/2015  •  Exam  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Ciência Política

Atividade Avaliativa 1

Elaborar três perguntas sobre o material lido (p. 13-26)

1) O poder possui quatro elementos: sujeito, objeto, meio e fim. Na tipologia clássica, Aristóteles formulou três tipos de poder: paterno, despótico e político. Essa formulação desconsiderava o meio utilizado para exercer o poder. Porém, Aristóteles inseriu a tipologia das formas de governo que considerava o número de governantes e qualificava a forma como se governava (boa ou má). E dentre as forma de governo a democracia foi apresentada como a “tirania da maioria sobre a minoria”. Como a democracia foi perdendo, historicamente, a conotação negativa da antiguidade para a visão benéfica que teve a partir do século XX?

2) O poder político somente pode ser exercido pelo Estado, já que este tem o monopólio legítimo do uso da força física sobre os indivíduos. Isto é, há o consentimento dos dominados do uso da força pelos dominantes. Mas, quando o Estado se omite das suas funções abre caminho para a barbárie. Neste momento, precisamos que um poder ideológico influencie a sociedade para através dos meios corretos (aplicação das leis ou eleições) aconteçam as mudanças necessárias. No texto a falta de ordem é denotada pela palavra anarquia, mas não seria o Anarquismo uma saída para um Estado omisso e decadente?

3) O poder econômico, político e ideológico se misturam e, às vezes, é difícil perceber os seus limites. No texto é apresentada a ideia de que só o Estado exerce poder político e que partidos, sindicatos, associações, grandes empresas e jornais exercem poder ideológico. A questão é ponto pacífico e com esse exemplo fica clara a definição de cada poder. Porém, quando analisamos a atualidade, percebemos que o poder econômico se transformou numa ideologia dominante que se faz presente no Estado corrupto, na religião que prioriza a teologia da prosperidade, na sociedade consumista, no empresário que só enxerga o lucro ou nos sindicatos comprometidos com o patronato. Esses exemplos me levam a seguinte reflexão: O Contrato Social nos tornou mais civilizados ou abriu espaço para exploração legítima e selvagem do Estado (que, normalmente, é constituído por quem detém poder econômico)?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com