TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento Da Filosofia Da Grécia Antiga

Pesquisas Acadêmicas: O Surgimento Da Filosofia Da Grécia Antiga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 3

A. Passagem do pensamento mítico para o filosófico-científico.

A filosofia é uma forma de pensamento que nasce na Grécia Antiga por volta do século VI a.C. Aristóteles, no livro I da Metafísica, talvez tenha sido o ponto de partida dessa concepção, chegando mesmo a definir Tales de Mileto como o primeiro filosofo.

Os diversos povos que habitaram a terra na antiguidade tiveram inúmeras formas diferentes de natureza e diversas formas de explicar os fenômenos e processos naturais. Porém, os gregos fizeram ciência, e é neste pensamento que podemos identificar o princípio do pensamento filosófico-científico.

Apesar disso, não podemos dizer que anteriormente não houvesse também outras formas de se entender essa realidade. O pensamento mítico consiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos essenciais da realidade em que vive: a origem do mundo, o funcionamento da natureza e dos processos naturais. O mito é, por tanto, essencialmente fruto de uma tradição cultural e não da elaboração de um determinado indivíduo.

É nesse sentido que a tentativa dos primeiros filósofos da escola jônica será buscar uma explicação do mundo natural, chamando-se assim naturalismo. A chave da explicação do mundo de nossa experiência estaria no próprio mundo, e não fora dele, em alguma realidade fora e inacessível. O mundo assim, se abre ao conhecimento, a ciência. Porém, a sua ruptura com o pensamento mítico não é algo imediato e completo

1. A physis.

Aristóteles chama os primeiros filósofos de physiólogos, ou seja, estudiosos da natureza. O objeto de investigação dos primeiros filósofos-cientistas é o mundo natural. Segundo esse tipo de visão, a chave de compreensão da realidade natural encontra-se nessa própria realidade e não fora dela.

2. A causalidade

A característica central da explicação da natureza nos primeiros filósofos é o apelo a noção de causalidade. Explicar é reconstruir o nexo causal existente entre os fenômenos da natureza, tomar um fenômeno como efeito de uma causa. Fenômenos humanos e naturais tem nesse caso causas sobrenaturais.

B. Noções fundamentais do pensamento filosófico científico

Existem algumas características centrais desse tipo de pensamento. Tais características são encontradas não só na Escola de Mileto, mas em quase todos os pensadores daquele período (sécs. VI e V a.C), os assim chamados filósofos pré-socráticos, que viveram antes de Sócrates.

O pensamento filosófico-científico encontra-se em um conjunto de noções que tentam explicar a realidade, são alguns conceitos básicos das teorias sobre a natureza.

3. A arque (elemento primordial)

Tales afirmava que o elemento primordial era a água, talvez por ser o único elemento que se encontra na natureza os três estados (sólido, líquido e gasoso). A água estava presente em todas as coisas (princípio de todas as coisas). As antigas civilizações achavam que a água era a fonte de vida.

4. O cosmo

O cosmo é o mundo natural, o espaço celeste. A idéia de cosmo é a de uma ordenação racional, uma ordem hierárquica, em que certos elementos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com