TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho em Èmile Durkheim

Por:   •  27/4/2017  •  Resenha  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

SOCIOLOGIA DO TRABALHO

Resenha

O trabalho em Èmile Durkheim

      O conceito de trabalho em Durkheim é elaborado através do seu principal conceito que é o fato social. O autor funda a sociologia com a ideia de que a sociologia é o estudo dos fatos sociais. Durkheim estabelece as características do que é um fato social, essas características estão no livro às regras do método sociológico. Essas características formam um fato social quando este é coercitivo, geral e externo ao individuo.

Para Durkheim, a concepção de Estado estaria preocupada com a coesão social. O Estado deveria estar acima das organizações comunitárias. O Estado cumpriria uma função moral sem fins conceituais ou religiosos, a exemplo disso, teríamos a Educação Pública.

 E a intermediação entre governantes e os governados deveria ser feita por canais como jornais de imprensa livre. A sociedade é um todo que tem que ser integrado se ela quer ser integrada ela precisa ficar junta, e a forma disto acontecer é a sociedade se agrupar e ficar bem é através do trabalho.

 O trabalho divide os meios materiais, como a riqueza e beneficia a colaboração entre as pessoas. O valor do trabalho estaria fincado na integração social que o trabalho gera e a solidariedade que se obtém através deste. A solidariedade vem da divisão social do trabalho, a divisão do trabalho gera solidariedade. Assim, a solidariedade mecânica estaria presente nas sociedades simples, uma sociedade onde o nível de diferenciação social é abaixa.

Onde não há muitas classes sociais ou pouca diferença social e econômica. É uma sociedade linear. Os membros da sociedade em que domina a Solidariedade Mecânica estão muitas vezes unidos por laços de parentesco. Numa sociedade com pequena divisão do trabalho a solidariedade é menor, a coesão do grupo é menor, pois você não precisa muito do trabalho do outro para viver.

     Na Solidariedade Orgânica a sociedade é desenvolvida a partir das diferenças sociais, pois essas diferenças unem os indivíduos pela necessidade de troca de serviços e pela sua interdependência. Essas sociedades são próprias das sociedades industrializadas e capitalistas.

Na sociedade orgânica como existe uma forte diferenciação social, a necessidade de integração é maior a necessidade que haja uma solidariedade social também será muito grande já que todos vão depender dos demais para que haja um equilíbrio na demanda dos serviços.

Ao contrário, quando mais a sociedade se diversifica, quanto maior a divisão do trabalho, maior são os laços que "unem" uma pessoa a outra, mais você depende das outras pessoas essa solidariedade é mais forte.

Essa dependência se dar a partir do principio de que cada qual se especializa em algo nessa sociedade e cria-se a dependência desse serviço que apenas os “especialistas conheceram”.

Ou seja, para Durkheim essas ideias concede a sociedade um consenso harmônico.  Para Durkheim os conflitos sociais e tensões são anormais e devem ser tratados para que haja uma restruturação no sistema, pois esses movimentos de ruptura são anormais.

Durkheim sempre leva em consideração o que contribui para que haja uma harmonização da sociedade. Durkheim considera o trabalho um meio possível para que haja solidariedade entre os trabalhadores quando esse trabalho é feito por meio regulamentado e normativo o tornando significante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com