TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho – Durkheim e Marx

Por:   •  30/10/2015  •  Resenha  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho – Durkheim e Marx

Examine a relação entre solidariedade orgânica e mecânica e o papel do indivíduo na sociedade de Durkheim?

A solidariedade mecânica é característica das sociedades ditas "primitivas" ou "arcaicas", ou seja, em agrupamentos humanos de tipo tribal formado por clãs.  Nestas sociedades, os indivíduos que a integram compartilham das mesmas noções e valores sociais tanto no que se refere às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários a subsistência do grupo. São justamente essa correspondência de valores que irão assegurar a coesão social.

A solidariedade orgânica que é a do tipo que predomina nas sociedades ditas "modernas" ou "complexas" do ponto de vista da maior diferenciação individual e social. Além de não compartilharem dos mesmos valores e crenças sociais, os interesses individuais são bastante distintos e a consciência de cada indivíduo é mais acentuada.

Durkheim concebe as sociedades complexas como grandes organismos vivos, onde os órgãos (indivíduos) são diferentes entre si, mas todos dependem um do outro para o bom funcionamento do ser vivo.

Explique os conceitos de luta de classes: qual a importância da luta de classe para o entendimento das mudanças históricas?

A luta de classe é o confronto entre duas classes distintas, a burguesia, e o proletariado, que atuariam como classes contrarias em meio ao modo de produção capitalista. É por meio das lutas de classes que as principais transformações estruturais são impulsionadas, por isso ela é chamada de o “motor da história”. Neste caso a classe explorada constitui-se assim no mais potente agente da mudança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com