TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DAS ESTATÍSTICAS E DOS INDICADORES NO CONTEXTO SOCIAL

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 5

O USO DAS ESTATÍSTICAS E DOS INDICADORES NO CONTEXTO SOCIAL

                                                                                                        Waldir Gomes

                               As estatísticas se apresentam como ferramentas eficazes, não somente para evidenciar a realidade social de uma nação, estado ou município, como também para nortear as tomadas de decisões do governo e órgãos privados no que se refere á criação de políticas comprometidas com a melhoria do quadro sociopolítico e educacional do país. No que se refere aos indicadores sociais, vale ressaltar que são fundamentais no processo de avaliação da sociedade em seus diferentes aspectos, tais como: político, econômico, religioso, educacional, entre outros. Para JANUZZI (2004, p. 15) os indicadores são definidos como “um instrumento operacional para monitoramento da realidade social para fins de formulação e reformulação de políticas públicas”. Segundo o autor, os indicadores são importantes porque auxiliam no trabalho de planejamento, implementação, execução, e avaliação dos programas, projetos e serviços sociais.

                               Considerando-se que a escola é um importante equipamento social, e ainda o fato da mesma enfrentar desafios no tocante à articulação entre o conhecimento trabalhado no ambiente escolar e a realidade social do educando, conclui-se que o trabalho social se torna um fator indispensável nesse sentido, uma vez que a atuação do assistente social no contexto educacional promove a redução da distância que separa a escola do convívio familiar do aluno. Vale ressaltar ainda, que a escola representa a reprodução social das classes e nesse aspecto deve construir não somente o conhecimento, mas também os valores sociais e morais do educando, preparando-o para a vida em sociedade.

                               Ao relacionar o serviço social à questão educacional, AMARO (1997) diz o seguinte: “Educadores e Assistentes Sociais compartilham desafios semelhantes, e tem na escola como ponto de encontro para enfrentá-los. Tem-se a necessidade de fazer algo em torno dos problemas sociais que repercutem e implicam de forma negativa no desempenho do aluno e leva o educador pedagógico a recorrer ao Assistente Social”. É importante frisar que o Serviço Social, por ser uma área que trabalha no sentido de revolucionar consciências, promovendo novas ideias e discussões, é natural e necessário que o assistente social esteja intrinsecamente associado ao universo escolar. No entanto, é preciso compreender que as ações do serviço social na escola não tem o objetivo de substituir as ações desenvolvidas pelos profissionais da educação, mas auxiliar os educadores no enfrentamento das questões surgidas no ambiente e escolar e comunitário, visto que a escola está integrada à comunidade na qual está inserida.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

                               Para que a escola possa cumprir com a sua função social, política e educacional é preciso que desenvolva o senso crítico do aluno. Precisa estar sintonizada tanto com a realidade do aluno, como também sintonizada com a forma de vida da comunidade onde a instituição está inserida, propiciando, sobretudo, a participação da família em seu Projeto Político Pedagógico. Nesse sentido, a inserção do Serviço Social no universo escolar, deve também contribuir com a prática de inclusão social, e ainda promover a formação da cidadania e independência dos atores envolvidos no processo educativo.  

                               A escola, conjuntamente com o Serviço Social, tem, dentre outras funções, trabalhar no sentido de promover não somente a educação, mas também a consciência dos valores éticos e morais do indivíduo, dando-lhe oportunidade para que se torne consciente e sujeito de sua própria história.

                               Conclui-se dizendo que a escola atua como agente de transformação social, formadora de indivíduos conscientes de suas responsabilidades para com a sociedade. Nesse sentido, o fortalecimento das ações desenvolvidas no universo escolar em conjunto com as ações desempenhadas pelo Serviço Social resultará em um processo educativo capaz de responder, de forma positiva, com as metas de ensino buscadas pelos mecanismos de avaliação escolar.  Assim, será possível construir uma sociedade justa, igualitária e, sobretudo, inclusiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (113.6 Kb)   docx (748.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com