TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O cargo de assistente social de acordo com o Código de Ética

Artigo: O cargo de assistente social de acordo com o Código de Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/1/2015  •  Artigo  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

Postura do Assistente Social segundo Código de Ética

O capítulo II Código de Ética do Assistente Social, a postura do profissional de Serviço Social precisa ser bastante ética e séria levando em conta que quando opta por se preparar e torna-se um assistente social é preciso que seu estilo de vida e sua motivação estejam voltados a respeitar a dignidade humana. Não é apenas uma profissão e sim uma chamado a ação. Seu trabalho não é feito de qualquer jeito é feito com dedicação, atentando sempre a sua posição de guardião dos direitos daqueles que necessitam, sendo que o mesmo precisa ter todo o cuidado para agir com a maior discrição zelando por uma conduta que não fuja em nada daquilo que lhe é exigido como profissional.

O profissional de serviço social deve desempenhar sua função com total esmero, tratando com respeito à pessoa humana, cabendo-lhe no exercício de sua função agir com respeito em relação às diferenças de opiniões políticas, filosóficas ou credo religioso daqueles os quais irá atender, levando em conta o tratamento que expresse atenção e valorizando a integridade humana.

Lutar sempre, para que as leis elo bem comum das pessoas, esforçando-se ao máximo para que o maior número possível recebam a assistência que necessitam, beneficiando, capacitando e levando-os serem integrados socialmente.

Seu trabalho é realizado de forma coletiva tanto quanto individual colaborando com os poderes públicos afim de que haja o cumprimento de uma ordem social justa e que não fuja aos princípios democráticos.

Tendo em vista que seu trabalho contribui para o desenvolvimento humano levando em conta a construção de uma Sociedade Humanizada; cujo propósito seja alcançado através de uma sociedade onde o homem desenvolva seu trabalho com condições de se preparar para viver e trabalhar num mundo em constantes transformações, sendo conduzido de forma cooperativa e solidária, contribuindo de forma efetiva para essa construção. O assistente Social precisa ter a consciência de que seu trabalho não se mistura com aquilo que vai contra aquilo que defende, não podendo pautar sua vida na mentira, na injustiça ou nada do gênero tendo em vista seu compromisso assumido prezando sempre pela verdade. Buscar um constante crescimento atualizando-se sempre para melhor exercício de sua função, nunca perdendo de vista que seu trabalho não é sozinho, mas em conjunto com outras profissões e subordinado as leis da nação.

Trabalha por uma Sociedade justa onde cada qual se preocupa com o outro, zela, cuida daquilo que é do outro não sendo egoísta pensando apenas em seu bem estar valorizando as pessoas muito mais do que as coisas.

O Profissional de Serviço Social precisa trabalhar no sentido de que seja desenvolvida uma Sociedade Sustentável trabalhando sempre na conscientização de que o planeta precisa ser preservado, esforçando-se para que sua vida seja um reflexo desse interesse. Gerando um interesse genuíno por essas questões tão importantes na atualidade. Não basta preservar, mas repartir essa visão, ser um profissional que exerce sua função de forma consciente tendo em vista que nosso planeta é nosso maior bem. E a influência de um profissional verdadeiramente envolvido fará a diferença com toda certeza.

Passo 2 – Carta da Terra e o Contexto Social.

Faça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com