TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Cultural, Um Desafio Na Escola

Dissertações: Diversidade Cultural, Um Desafio Na Escola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  1.786 Visualizações

Página 1 de 5

TÍTULO DO TRABALHO

DIVERSIDADE CULTURAL, UM DESAFIO NA ESCOLA

JARU

2013

NOME DO AUTOR

ADRIELY VITAL SILVA

TÍTULO DO TRABALHO

DIVERSIDADE CULTURAL, UM DESAFIO NA ESCOLA

Trabalho apresentado ao Curso (GEOGRAFIA) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Sociedade, Educação e Cultura,Educação e Inclusão,LIBRAS, Seminário I ].

Prof. Okçana, Giane, Edilaine, Sandra, Fábio

JARU

2013

Introdução:

Diversidade Cultural é relevante no atual contexto na educação que prima pelo respeito ás diferenças, á diversidade e a partir do momento em que a escola desenvolve um trabalho voltado para atender a sua clientela heterogenia sem exclusões. A escola não pode isentar-se do compromisso com os mais necessitados e fragilizados por um sistema desumano e preconceituoso. Educar exige além do cumprimento das obrigações, requer uma postura ética que valorize as culturas que vem sofrendo discriminação nos espaços escolares.

Ao longo da história da educação brasileira a escola tem privilegiado a cultura do homem branco hoje, tem dificuldade para educar valorizando a diversidade. A diversidade deve ser educada na igualdade e isso é um problema a ser enfrentados pela escola que precisa oportunizar e produzir saberes a todos sem distinção em todos os níveis de aprendizagens, com diversas estratégias para acolher a todos.

Com o presente estudo espera-se suscitar maior reflexão sobre a diversidade cultural e os desafios que a escola enfrenta de modo melhor compreender a problemática e buscar caminhos que facilitem a oferta de uma educação inclusiva, sem discriminação que realmente respeite a diversidade cultural onde a educação possa acolher a diversidade na igualdade.

Desenvolvimento:

Segundo La Taille(1992) o homem é um ser essencialmente social, impossível, portanto, de ser pensado fora do contexto da sociedade em que nasce e vive. Assim o aluno trás para a escola uma grande quantidade de informações da sua sociedade e realidade e com elas, a cultura a qual absorveu co o convívio na sociedade. A escola recebe uma infinidade de culturas ao receber seus alunos, assim ela cria um ambiente de diversidades culturais que precisam valorizadas pela educação escolar.

A escola deve olhar o ser humano como ele é singular na sua maneira de aprender interagir com os outros e a aprendizagem além de depender da estrutura biológica precisa de estímulos que devem ser recebidos desde a infância. Sendo assim cada pessoa é única e possui uma história assim como um conjunto estrutural que o forma: biológico, social e cultural.

A escola recebe uma demanda de diferentes grupos étnicos, uma variedade de culturas e deve assumir a perspectiva inclusiva, buscar desenvolver competências e propor conteúdos com as experiências vividas pelos alunos, para que atribuam significados aos conteúdos, tendo participação ativa nesse processo.

“Cultura é uma preocupação contemporânea, bem viva nos temos atuais. E uma preocupação em entender os muitos caminhos que conduziram os grupos humanos às suas relações presentes e suas perspectivas de futuro. O desenvolvimento da humanidade está marcado por contatos e conflitos entre modos diferentes de organizar a vida social, de se apropriar dos recursos naturais e transformá-los, de conceber a realidade expressá-la.” ( Santos, 1983 p.3).

Frente à diversidade de culturas na sala de aula o professor precisa ter claros os objetivos que pretender alcançar com atividades que oportunize a todos os alunos mais precisa de diferentes estratégias para alcançá-los. A educação para a diversidade envolve atividades de interação em grupo e individual, previamente planejada ou de livre escolha por aluno e/ou professor. Salientado que diversificar significa formar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com