TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de multiculturalismo

Artigo: O conceito de multiculturalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Artigo  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

Multiculturalismo

O multiculturalismo é a existência de diversas culturas originárias de outros países centralizada em uma determinada região.O multiculturalismo consiste na diversidade de credos, costumes, vestimentas,tradições, vícios de linguagens, dialetos, entre outros.O Brasil um país de grande miscigenação cultural.

Devido a grande variedade de povos existentes em nosso país, temos um problema que acabou se agravando com o passar dos tempos, que é o preconceito, que se trata da discriminação de forma pré-conceitual de alguém devido a seus atos, costumes, cor. Isto ocorre quando não há o respeito entre diferentes povos, como, negro, nordestino, mulçumanos entre outros.

A escola precisa criar atividades multiculturais para trabalhar sempre com a desigualdade, a cultura de cada um, temos que mostrar as pessoas que mesmo com diferentes culturas somos todos iguais e que temos os mesmos direitos.

Pluralidade cultural

Significa respeitar e aceitar as diferentes características dos grupos sociais como as desigualdades econômicas, raciais, sexuais, etnias que permeiam nosso meio. No âmbito escolar, deve-se ensinar e vivenciar as diferenças, fazer o aluno se auto afirmar como pessoa, esse contato deve ser direcionado pelo educador para que ele cresça consciente das diferentes culturas existentes e que se posicione sem preconceito respeitando a diversidade.

Propagar o repudio da discriminação tornará as pessoas socialmente atuantes, com seus valores mais fortalecidos sem correr o risco de criarmos pessoas fracas com alta estima vulnerável.

Diretos Humanos

Os direitos humanos vem para assegurar o cidadão sobre seus direitos vividos em sociedade, onde o ampara mantendo o digno em seu meio social, na liberdade de expressão, e que através do ensino e da educação que o respeito a esses direitos sejam propagados de maneira que possam atuar sem que prejudique o outro.

Fazer com que as crianças estabeleçam relações entre democracia e o cumprimento dos direitos, com diferentes comunidades, grupos, etnias até mesmo com sua própria vida.

Temos que ensina-los sobre os direitos básicos da humanidade, como saúde, educação, entre outros, desta forma ela começa a distinguir, caracterizar cada grupo e a ter sua visão do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com