TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de responsabilidade social

Artigo: O conceito de responsabilidade social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Artigo  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

Responsabilidade Social o reconhecimento que esta em cada cidadão , conjunto ou individual , de seus deveres para com a sociedade em geral. O conceito se fundamenta no princípio de que, em maior ou menor grau, ações individuais sempre têm algum impacto (bom ou ruim) na vida de outros cidadãos e da coletividade. Assim, a Responsabilidade Social seria a tomada de atitudes, comportamentos e práticas positivas e construtivas, assim contribuindo para preservar e melhorar o bem-comum e aumentar a qualidade de vida de todos. Quando aplicada às empresas, a expressão também é sinônimo de Responsabilidade Social, por isso esse bem se envole perfeitamente a um desenvolvimento sustentável assim promovendo seu crescimento , sendo rentável e gerando resultados econômicos a sua empresa com essas atitudes práticas e positivas de seu meio empresarial.

OS STAKEROLDERS

Em conjunto à responsabilidade social estão às conjuntas de partes interessadas (stakeholders internos e externos e shareholders) que são definidos como as pessoas ou grupos, as donas ou umas direitas sobre as atividades de uma empresa, passadas, presentes e futuras.

Stakeholders internos: pessoas mais próximas da organização, como os gerentes, acionistas e os trabalhadores. Os acionistas são donos da organização e sua contribuição é o investimento , pela perspectiva de retorno. Os gerentes são os responsáveis pelos negócios da organização, assegurando o alcance dos objetivos. Os trabalhadores são todos os outros empregados que possuem obrigações e responsabilidades.

Stakeholders externos: são pessoas que possuem algum interesse na organização, como clientes, fornecedores, governo, comunidades locais e públicos em geral.

A importância da responsabilidade social dentro das empresas, Além de ajudar a sociedade e o meio ambiente, estas atitudes ainda implicam uma melhor relação com o cliente.

Pequenas empresas abrirão novos caminhos ao levantar a bandeira da responsabilidade social. Isso porque as grandes companhias são pressionadas pelo mercado internacional e consumidores a fecharem negócios com fornecedores sustentáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com