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O filme “A classe operaria vai ao paraíso”

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Por:   •  31/8/2013  •  Tese  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  669 Visualizações

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Sumário

1 - Introdução 1

2 - Desenvolvimento 2

2.1 - Análise fenomenológica dos pressupostos do conhecimento na vida cotidiana. 2

3 - A interação social na vida quotidiana 3

4 - A linguagem e o conhecimento na vida quotidiana 3

4.1 - Relatório 6

5 – O filme “A classe operaria vai ao paraíso” 7

6 - Quais interações sociais são existentes no cotidiano da sociedade atual? 8

7 - Imagens das divergências sociais. 9

8 – Pajerama 11

9 - Considerações finais 11

10 - Conclusão 12

11 - Referências 13

1 - Introdução

É preciso, antes de qualquer coisa, entender os termos realidade e conhecimento, para avançarmos, em uma investigação sobre o assunto.

A análise sociológica da realidade da vida cotidiana ou, mais precisamente, do conhecimento que dirige a conduta na vida diária, e estando nós interessados em saber como esta realidade pode aparecer aos intelectuais em várias perspectivas teóricas. Portanto se quisermos entender a realidade da vida cotidiana é preciso levar em conta seu caráter intrínseco. A vida cotidiana apresenta-se como uma realidade interpretada pelos homens e subjetivamente dotada de sentido para eles na medida em que forma um mundo coerente.

A realidade é construída socialmente e que a sociologia do conhecimento deve analisar o processo em que este conhecimento deve analisar o processo em que este fato ocorre.

O ser humano se caracteriza como um ser social, que necessita conviver e ser aceito em determinadas comunidades ou grupos sociais onde são definidos valores e comportamentos aceitos, desejados ou rejeitados, esse convívio em grupo leva o homem a ter um papel e uma posição enquanto ser social. O conhecimento encontra-se socialmente distribuído e o mecanismo desta distribuição pode tornar-se objeto de uma disciplina sociológica.

Os estudos de Berger e Luckmann sobre a sociologia do conhecimento se atêm à compreensão da realidade da sociedade em função da maneira pela qual a realidade da vida é construída, o conhecimento não existe sem o homem social que constrói o seu mundo, isto é, a sua realidade cotidiana – o “conhecimento do senso comum”.

2 - Desenvolvimento

2.1 - Análise fenomenológica dos pressupostos do conhecimento na vida cotidiana.

a) Intencionalidade da consciência

A consciência dirige-se sempre para objetos (físicos ou interiores) de forma intencional.

b) Os diferentes níveis da realidade

A consciência participa de esferas diferentes da realidade; ex. a transição do sonho para, o despertar.

c) A realidade predominante à vida cotidiana

Esta realidade aparece à consciência geograficamente determinada e simbolicamente ordenada pela linguagem.

A consciência experimenta a vida cotidiana em graus diferentes de aproximação e distância.

d) A intersubjetividade da realidade

A realidade existe para várias consciências ao mesmo tempo. A existência de conceitos e significados nessa realidade torna-se inteligível para um conhecimento comum a várias consciências.

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