TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do filme: ”A classe operária vai ao paraíso"

Resenha: Resumo do filme: ”A classe operária vai ao paraíso". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Resenha  •  3.963 Palavras (16 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 16

Sumario

Introdução - 3

1 - O que é Cultura - 4

1.1 - Cultura na Filosofia - 5

1.2 - Cultura na Antropologia - 5

1.3 - Cultura Popular - 5

1.4 - Individuo - 6

1.5 - Sociedade - 6

1.6 - Émile Durkheim (1858 – 1917) - 7

1.7 - Max Weber (1864-1920) - 7

1.8 - Karl Marx (1818 – 1883) - 8

1.9 - A realidade da vida cotidiana - 8

2 - Resumo do filme: ”A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO.” - 9

2.1 - O Trabalho, consumo e Sociedade - 10

2.2 - Reflexão sobre o filme - 11

3 - Do luxo ao Lixo - 12

3.1 - Do luxo ao lixo – Imagens - 13

4 - Documentário - Ilha das flores - 15

4.1 - Imagens - 15

5 - Considerações Finais - 16

6 - Referencias Biográficas - 17

Introdução

O trabalho relata argumentos reflexões sobre ciências sociais e seu papel na sociedade, todo humano, desde seu nascimento à sua morte, faz parte de uma realidade, nada mais é que o ambiente criado a partir de fatores, dentre eles: Pessoas, hábitos, alimentação, cultura, interesses, conhecimento... etc..

Definir o que é cultura, indivíduo e sociedade, pois para compreender o comportamento humano, suas ações e reações a uma determinada situação, são necessárias entender o contexto social que o mesmo está inserido.

As ciências sociais têm dado lugar, sobretudo, a diferentes explicações, fazendo parecer, uma a uma, na sua finalidade específica. A realidade aparentemente simples é muito complexa a qualquer acontecimento, pois pode ocasionar reflexos na vida de outras pessoas, independente da distância, dia, lugar e hora.

Retratar e criar situações cotidianas de desigualdade social, relacionando fatores, através de um texto crítico-reflexivo sobre os documentários do tema, e de imagens que mostrem essas divergências sociais. Refletir sobre situações do dia-a-dia sobre a exploração do meio ambiente em que, o indivíduo, cultura e sociedade estão sempre ligados, e não se entende um sem entender o outro.

1 - O que é Cultura

Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.

Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira. No caso da cultura portuguesa, o fado é o patrimônio musical mais famoso, que reflete uma característica do povo português: o saudosismo.

Cultura na língua latina, entre os romanos tinha o sentido de agricultura, que se referia ao cultivo da terra para a produção, e ainda hoje é conservado desta forma quando é referida a cultura da soja, a cultura do arroz etc.

Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de idéias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados.

A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, aonde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspetos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.

A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.

Os animais são incapazes de criar cultura. Não há indivíduo humano desprovido de cultura, a não ser aqueles que foram criados e amamentados por animais, sem nenhum convívio humano, como o caso de crianças que foram criadas por lobos na Índia.

Toda e qualquer sociedade apresenta elementos de cultura material e não material.

A cultura material refere-se aos aspectos físicos ou tecnológicos de nossas vidas diárias, inclusive a comida, casas, fábricas, vestuários, transportes e matéria-prima.

A cultura não material se refere aos modos de usar os objetos materiais, aos costumes, crenças, filosofias, governos e padrões de comunicações.

1.1 Cultura na Filosofia

Cultura em filosofia é explicada como o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou o comportamento natural. É uma atitude de interpretação pessoal e coerente da realidade, destinada a posições suscetíveis de valor íntimo, argumentação e aperfeiçoamento. Além dessa condição pessoal, cultura envolve sempre uma exigência global e uma justificação satisfatória, sobretudo para o próprio. Podemos dizer que há cultura quando essa interpretação pessoal e global se liga a um esforço de informação no sentido de aprofundar a posição adotada de modo a poder intervir em debates. Essa dimensão pessoal da cultura, como síntese ou atitude interior, é indispensável.

1.2 Cultura na Antropologia

Cultura na antropologia é compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano. A cultura como antropologia procura alcançar ou representar o saber experiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com