TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O nacimento da Sociologia

Por:   •  30/6/2015  •  Resenha  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

O nascimento da sociologia:

Quando? Onde? Como? Por quê? Quem?

A sociologia tem início com a desagregação do sistema feudal e da consolidação do sistema capitalista. O início com nome “Sociologia”, é datado de 1830, desencadeado pela revolução industrial e francesa.

Com a revolução industrial, milhares de pessoas acabaram por migrar para a cidade, trabalhando em escalas longas, sem férias ou folgas. Teve-se então um aumento populacional gigantesco nas cidades e consequentemente nos problemas “urbanos” como prostituição, alcoolismo, suicídio e outros.

Esses atos problemáticos fizeram com que a classe trabalhadora se unisse e lutasse por melhorias, destruindo máquinas,  sabotassem industrias e cometessem roubos. Essa classe, começou a unir-se criando sindicatos e associações livres, vertendo para o lado socialista. Os pensadores ingleses, começaram a coletar e analisar essas informações para fim de introduzir ações voltadas à modificar a sociedade, eram eles: Owen, Thompson, Bentham.

        Existiu todo um processo para que se entender a sociologia como ciência. Análises e associações ideológicas de vários pensadores daquele século e de séculos passados ajudavam a moldar e constituir uma ciência que surgiu como forma de se solucionar o caos da sociedade. Entre os nomes que fazem parte desta montanha de ideias e fundamentos temos: Francis Bacon,  David Hume, Adam Ferguson, Hobbes e Descartes.  Os iluministas, extinguiram o processo de dedução e utilizaram as ciências da natureza, com foco principal em Newton. Vê-se aí, um processo de transformação no pensar humano, mais voltado para a ordem científica: matemática e física.

        Para tanto, a sociologia de ordem científica surge no início do século  XIX para esclarecer um problema, se pode assim chamar, de que o mundo era cada vez menor e mais integrado e com isso tinha-se vez mais problemas. Durkhein traz então o antidoto para essa desintegração social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com