TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O objetivo das ciências sociais

Tese: O objetivo das ciências sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  Tese  •  3.779 Palavras (16 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 16

O objetivo das Ciências Sociais

Por Ciências Sociais , entende-se o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia , Sociologia e Ciência Política.Assim o objetivo de estudo das Ciências Sociais é a sociedade em suas dimensões sociológicas ,antropológicas e políticas.

As Ciências Sociais fazem parte do grupo de saberes intitulados Ciências Humanas e apresentam métodos próprios de investigação dos fenômenos que analisam.

As áreas constitutivas das Ciências Sociais : Antropologia , Sociologia e Ciência Política.

Sociologia – A Sociologia estuda o homem e o universo sociocultural , analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais. Neste campo de conhecimento , a vida social é analisada a partir de diferentes perspectivas teóricas ,notadamente as que têm como base conceitual os estudos desenvolvidos por Émile Durkheim , Max Weber e Karl Marx . A partir dessas matrizes teóricas ,estudam-se os fatos sociais , as ações sociais ,as classes sociais ,as relações sociais ,as relações de trabalho ,as relações econômicas ,as instituições religiosas ,os movimentos sociais etc.

Antropologia – Na Antropologia privilegiam-se os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades .Questões cruciais para o entendimento da vida em grupo , como alteridade ,diversidade cultural , etnocentrismo ,relativismo cultural ,são tratados por essa ciência ,que em seus primórdios estudava povos e grupos geográfica e culturalmente distantes dos povos ocidentais.Ao longo de seu desenvolvimento ,os antropólogos passaram a analisar grupos sociais relativamente próximos , buscando transformar o exótico ,o distante em familiar.

analisar grupos sociais relativamente próximos (Assim em sua história a Antropologia revelou estudos notáveis sobre sociedades indígenas e sociedade camponesa ,identificando suas diferentes visões de mundo, sistemas de parentesco ,formas de classificação ,cosmologias,linguagens etc. Também desenvolveu uma série de estudos sobre grupos sociais urbanos,enfatizando a diferenciação entre seus indivíduos,com base em critérios de raça ,cor ,etnia ,gênero,orientação sexual ,nacionalidade ,regionalidade , afiliação religiosa ,ideologia política ,sistemas de crenças e valores ,estilo de vida etc.

Ciência Política – Na Ciência Política analisam-se as questões ligadas às instituições políticas .Conceito de poder ,autoridade ,dominação são estudados por essa ciência. Analisam-se também as diferenças entre povo nação e governo ,bem como o papel do Estado como instituição legitimamente reconhecida como a detentora do monopólio da dominação e do controle de determinado território .Ao contrário de outras ciências ,as Ciências Sociais lidam não apenas com o que se chama de realidade ,com fatos exteriores aos homens ,mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade.

A importância do estudo socioantropológico na compreensão da realidade.

O conhecimento científico da vida social não se baseia apenas no fato,mas na concepção do fato e na relação entre a concepção e o fato.Por estudar a ação dos homens em sociedade,de seus símbolos,sua linguagem ,seus valores e cultura ,das aspirações que os animais e das alterações que sofrem , as Ciências Sociais constituem ferramenta importante para o desenvolvimento da compreensão crítico-reflexiva da realidade.

Por essa razão as Ciências Sociais são utilizadas em diversos campos da atividade humana.

Campanhas publicitárias ,campanhas eleitorais ,elaboração de políticas públicas ,até mesmo a programação de redes de rádio e televisão levam cada vez mais em conta resultados de investigações socioantropológicas ,à medida que estas buscam entender as pessoas envolvidas em cada uma dessas atividades em suas crenças ,valores e idéias.

Com a velocidade das mudanças nos padrões morais das sociedades contemporâneas ,mais relevantes se tornam as análises que visam compreende-las.

Deslocamento de pessoas e grupos motivados pelo processo de globalização da economia que intensificou os fluxos migratórios em todo o planeta ,trocas culturais proporcionadas pelo estabelecimento de uma “ sociedade em rede” ,novos modelos de família e conjugalidade ,novas configurações no campo religioso ,entre outros ,constituem temas de trabalho de cientistas sociais contemporâneos.

Esses trabalhos são utilizados freqüentemente como fonte de reflexão por governos ,sociedade civil e indivíduos que buscam desenvolver sua capacidade de compreensão dos acontecimentos e planejamentos de ações com vistas à atuação na vida social.

O papel do indivíduo na sociedade.

A perspectiva socioantropológica aponta para uma relação dialógica entre indivíduo e sociedade. Não existem sociedades sem indivíduos e os indivíduos só se tornam verdadeiramente humanos por meio da socialização, processo pelo qual um indivíduo se torna um membro ativo da sociedade em que nasceu, isto é, comporta-se de acordo com determinados atributos preconcebidos.

O indivíduo, assim, desempenha na realidade um papel duplo em relação à cultura. Segundo Ralph Linton (O indivíduo, a cultura e a sociedade), em circunstâncias normais, quanto mais perfeito seu condicionamento e conseqüente integração na estrutura social, tanto mais efetiva sua contribuição para o funcionamento uniforme do todo é mais segura sua recompensa. Entretanto, as sociedades existem e funcionam num mundo em perpétua mudança.

REFLEXÃO

“Como uma simples unidade no organismo social, o indivíduo perpetua o status quo. Como indivíduo, ajuda a transformá-lo quando há necessidade. Desde que nenhum ambiente se apresente completamente estacionário, nenhuma sociedade pode sobreviver sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com