TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel das mulheres na família e na sociedade

Artigo: O papel das mulheres na família e na sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Artigo  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 2

autoridade, sendo o homem o controlador dos meios de produção, a mulher a reprodutora e os filhos garantem a continuidade da produção e reprodução.”

Já o papel da mulher desde a infância consistia em receber os ensinamentos de comportamento e de trabalho doméstico para posteriormente tornar-se a esposa perfeita. Ou seja, a mulher era treinada desde a infância para o casamento e para a concepção dos filhos. Recebidos estes ensinamentos, as mulheres acabavam aceitando a condição de se tornarem mecanismos de controle da sociedade. Studart, em seus estudos salienta e reafirma essa teoria explicando que,

Enquanto o menino é solto, a menina é presa. Indo pra rua, o garoto enfrenta todos os desafios do mundo, desenvolvendo a inteligência e os músculos. Em casa, a menina assimila os probleminhas da mãe (a empregada que furtou o batom, o pudim que se queimou, o romance da telenovela que acabou mal.) (STUDART, 1994, p. 14)

Mas, de certa forma, as mulheres também garantiram a exclusão de seus direitos nas relações familiares, pois sempre agiram de forma a dar o poder aos homens. A mulher sofreu sua primeira derrota ao deixar que os homens fossem à caça, estabelecendo novas relações com o mundo, enquanto ela permanecia na caverna como afirma novamente Studart:

O grande handicap da mulher foi um fato histórico. Aconteceu quando o homem saiu a caça e ela se deixou ficar na caverna, cozinhando e procriando, em plena vegetatividade. O homem lutou, cresceu, criou a charrua e depois a astronove. A ação assegurou o seu desenvolvimento mental. Enquanto isso, a mulher, sempre na caverna (que passou a chamar de lar), esperava, imutavelmente, a volta do caçador (STUDART, 1994, p.10).

Assim, percebe-se que no decorrer da história, a mulher foi abafada, reprimida, talvez porque o homem, no íntimo de seu ser, soubesse que precisava reprimi-la, pois a supremacia da inteligência feminina um dia viria à tona. O homem precisava então, de uma figura de suporte, que lhe desse conforto e cuidasse da prole gerada.

Alves (1980), numa visão menos apocalíptica, mostra que no decorrer das gerações a mulher aprendeu a se impor e aprendeu a alterar a sua posição diante da história. E inspiradas no silêncio passado, passaram a se colocar nuativa na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com