TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O problema da redução da maioria criminosa

Artigo: O problema da redução da maioria criminosa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Artigo  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

Redução da maioridade penal

A Sociedade Brasileira clama pela redução da maioridade penal como se fosse uma panaceia salvadora da violência que grassa em todas as cidades brasileiras. Hoje a violência não se restringe apenas às grandes metrópoles, cresce de maneira assustadora nas cidades pequenas e até no campo, tendo como combustível o consumo de drogas.

A redução da maioridade penal para dezesseis anos como é defendida por uma grande maioria, é uma tentativa de resolver apenas parte do problema. Mesmo assim, colocar o menor atrás das grades junto com outros criminosos, pode ao invés de resolver complica-lo ainda mais. Nossas prisões tem sido verdadeiras universidades do crime. Deixar o indivíduo, recluso em um ambiente, muitas vezes insalubre, em celas superlotadas, totalmente ocioso é brincar com a inteligência do mais humilde dos mortais, dizendo que isto é solução. É como se diz no popular: “Casa vazia é oficina de Satanás”. Nossos detentos deveriam trabalhar e estudar dentro das prisões, não só para custear os seus gastos lá dentro, mas, principalmente saírem de lá como melhores seres humanos e poderem ser reintegrados à Sociedade. Infelizmente grande parte desta mesma Sociedade não pensa assim. Não querem a recuperação do indivíduo e sua reinserção social, querem mesmo é vingança, não importando se ele ao sair de lá vá cometer atrocidades ainda maiores.

Que se reduza a maioridade penal, afinal de contas, os maiores aliciam os menores, devido à sua imputabilidade, mas não se iludam, os mestres do crime estarão aliciando discípulos cada vez mais jovens para o mundo do crime. O que está faltando mesmo é a educação da criança no seio da família. Os pais a cada dia estão jogando mais esta responsabilidade nas mãos do Estado. Querem que a escola os substitua. Não podemos retirar a parte que cabe ao Estado, ou seja, escola em tempo integral, de boa qualidade, com boa alimentação, com cursos que desde cedo preparem para o mercado de trabalho no futuro e com práticas esportivas salutares. Se os pais não educarem seus filhos e o Estado não complementar esta educação, podem estar certo que eles serão alvos fáceis dos marginais que os educarão para o crime. Os pais também deveriam ser enquadrados criminalmente quando abandonam seus filhos na rua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com