TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é UPP social?

Tese: O que é UPP social?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Tese  •  3.513 Palavras (15 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 15

InEN

Programa

O que é UPP Social?

A UPP Social é um programa multidisciplinar coordenado pelo Instituto Pereira Passos (IPP) em parceria com o ONU-Habitat – o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, para promover a melhora na qualidade de vida de populações que moram em territórios pacificados. A atuação da UPP Social tem o seu trabalho pautado por três eixos: o da informação – com levantamentos que geram um retrato e um panorama de cada território; o básico – de prestação de serviços públicos; e o do desenvolvimento econômico – com formação, consultoria e auxílio em legalização para empreendedores locais visando à geração de renda e emprego nas comunidades.

Quem realiza o programa?

A UPP Social é um programa realizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e coordenado pelo Instituto Pereira Passos, autarquia que se dedica a produzir dados e conhecimento sobre toda a cidade, para apoiar a gestão pública. Cabe ao Instituto articular, acompanhar e integrar as ações e serviços públicos do Município no âmbito das Unidades de Polícia Pacificadora. O programa foi assumido pelo Governo Municipal em 2011, mas o histórico do investimento da Prefeitura nas áreas pacificadas começou em 2009, poucos dias após a criação da primeira UPP no Morro Santa Marta – que aconteceu na segunda quinzena de dezembro de 2008. Entre 2009 e julho de 2013, a Prefeitura do Rio destinou R$ 1,5 bilhão de investimentos nestas comunidades.

Qual a participação da ONU-Habitat no programa?

A Prefeitura do Rio de Janeiro e a ONU-Habitat, o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, firmaram em maio de 2011 um acordo de cooperação para a execução do programa UPP Social. A ONU-Habitat apoia o Instituto Pereira Passos no gerenciamento global do programa e na produção de dados, análises e monitoramento de cada território da UPP Social. A aliança entre a Prefeitura do Rio e a ONU-Habitat permite que a gestão da UPP Social se beneficie da expertise amplamente reconhecida da organização internacional no tema de assentamentos humanos e gestão urbana.

Quais são os objetivos do programa?

A UPP Social possui três objetivos principais:

• contribuir para a consolidação do processo de pacificação e a promoção da cidadania local nos territórios pacificados;

• promover o desenvolvimento urbano, social e econômico nos territórios;

• efetivar a integração plena dessas áreas ao conjunto da cidade.

Quem trabalha neste programa?

A UPP Social é composta por uma equipe multidisciplinar que, atualmente, está presente em 28 territórios onde existem 36 UPPs. Além dos gestores e assistentes do programa, que trabalham localmente, estão envolvidos no trabalho todos os funcionários das secretarias e órgãos municipais, que colaboram para melhorar a qualidade de vida da população destas comunidades. Em cada uma das áreas atendidas pela UPP Social, os gestores e assistentes realizam a coleta e sistematização dos dados dos territórios pacificados, para conhecer suas particularidades, com o objetivo de buscar a ampliação da cobertura e a melhoria da qualidade dos serviços públicos que já são prestados nas comunidades. Eles também trabalham para que serviços que ainda não existam comecem a ser oferecidos.

Como se dá a implantação da UPP Social nas comunidades pacificadas?

A partir da ocupação do território por forças de segurança, a Prefeitura aproveita a nova situação de paz para iniciar um esforço intensivo de qualificação dos serviços de conservação urbana, limpeza e coleta de lixo e de iluminação pública, mobilizando os vários agentes municipais, com a coordenação do programa UPP Social. Nessa fase, as equipes do programa também dão início à interlocução com moradores e lideranças das comunidades para o mapeamento de demandas e prioridades, o levantamento de equipamentos e políticas públicas já disponíveis e a produção de informações e indicadores sobre a área. O objetivo é que lideranças comunitárias, ONGs e outras instituições locais, assim como representantes da UPP e de órgãos de várias esferas de governo colaborem para um diálogo aberto, em que os moradores expressem suas expectativas e os gestores públicos apresentem planos de ações imediatas e futuras.

Que comunidades são atendidas?

Todas as comunidades beneficiadas com as Unidades de Polícia Pacificadora são atendidas pelo programa, lembrando que ele é implantado em até 60 dias após a instalação da UPP. Atualmente, ele já está em andamento nas seguintes localidades:

1. Andaraí

2. Barreira do Vasco / Tuiuti

3. Batan

4. Borel

5. Cerró-Corá / Guararapes / Vila Cândido

6. Chapéu Mangueira / Babilônia

7. Cidade de Deus

8. Complexo da Penha

9. Complexo do Alemão

10. Complexo do Caju

11. Escondidinho / Prazeres

12. Fallet / Fogueteiro / Coroa

13. Formiga

14. Jacarezinho

15. Macacos

16. Mangueira

17. Manguinhos

18. Pavão-Pavãozinho / Cantagalo

19. Providência

20. Rocinha

21. Salgueiro

22. Santa Marta

23. São Carlos

24. São João

25. Tabajaras / Cabritos

26. Turano

27. Vidigal

28. Complexo do Lins e Camarista Méier

As comunidades de Vila Kennedy (Zona Oeste) e do Complexo da Maré (Zona Norte) estão ocupadas, mas ainda não houve instalação de UPP. Entretanto, já estão assistidas por serviços da Prefeitura. Na Vila Kennedy por exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com