TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ser humano é produto e produtor de cultura

Artigo: O ser humano é produto e produtor de cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/7/2014  •  Artigo  •  206 Palavras (1 Páginas)  •  843 Visualizações

O ser humano é produto e produtor de cultura?

O ser humano não se resume só às suas caraterísticas biológicas, como também ao contexto social/cultural em que este está inserido. Posto isto, não podemos afirmar que o homem é apenas um ser biológico, mas sim um ser bio cultural.

A cultura, ao contrário do que acontece com as caraterísticas biológicas, não nasce connosco, é adquirida. Podemos definir cultura como sendo tudo aquilo que o Homem acrescenta á natureza, tais como objetos, crenças, teorias, artes…

A cultura tem grande influência na forma como se comporta, pensa e sente o ser humano no seu dia-a-dia. Apesar da cultura não ser inata, desde muito cedo influencia o ser humano:

“A partir do primeiro momento do nascimento, um bebé começa a sentir impacto da cultura: na maneira como vem ao mundo; na maneira como o cordão umbilical é cortado e amarrado; na forma como é lavado e segurado e na maneira como é enfaixado ou vestido.” Deste o modo, o Homem é produto da cultura pois, desde que nasceu, sofreu um processo de socialização em que interiorizou elementos relativos á sua cultura, como o vestuário, comida, dança, música (padrões sociais), e por este motivo, todos os seus comportamentos e relações serão influenciados.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com