TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OFERTA E DEMANDA

Seminário: OFERTA E DEMANDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Seminário  •  2.242 Palavras (9 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 9

OFERTA E DEMANDA

RESPOSTA= A lei da oferta e demanda é um conhecido mecanismo econômico de ajustamento de marcado. Um mercado existe quando compradores e vendedores estão dispostos a trocar mercadoria e serviços.

DE ACORDO COM PAULO NETTO E BRÁS, QUAL ERA OBJETIVO DA ECONOMIA POLÍTICA CLÁSSICA NO CONTEXTO DE SEU SURGIMENTO ?

Compreender o conjunto das relações que estavam surgindo.

LEI DA DEMANDA= Como regra geral, tem-se que a demanda de um bem é uma função inversa do seu preço, ou seja, se o preço do bem aumenta, a demanda cai; se o preço do bem cai, a demanda aumenta.

O QUE É MACROECONOMIA? É o estudo dos agregados econômicos, como a riqueza produzida em um local (PIB), inflação, taxas de desemprego.

O QUE É ECONOMIA INFORMAL OU SUBTERRÂNEA?

É uma economia individual, sem registro em carteira, autônomo. Geralmente se apresentam na forma de microprojetos individuais, atividades precárias das práticas mercantis oficiais e não se expondo de uma forma articulada com uma base social local precisa. EX> Catadores de latas, reciclados, vendedores autônomos, malabaristas de Ruas.

O QUE É ECONOMIA POPULAR? É a economia do povo, daqueles que foram excluídos do mercado de trabalho. Na economia popular as pessoas trabalham o suficiente para garantir apenas a reprodução simples das condições de vida. Constitui-se no setor autônomo e interdependente relativamente às esferas dominantes.

O QUE É ECONOMIA SOLIDÁRIA? A economia solidária esta baseada nos valores de ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Podem ser caracterizadas como uma forma de organização produtiva com autogestão, democracia participativa, sustentabilidade ambiental e promovem uma nova sociabilidade entre os sujeitos envolvidos. EX>1. Associações, grupos, cooperativas de distribuição ou serviço. 2> Cooperativas, associações e grupos solidários de produção e trabalho. 3> Trabalho comunitário, mutirão e grupos voluntários.

O QUE É ECONOMIA SOCIAL? Economia social não visa lucro, esta na esfera do terceiro setor. O termo economia social serve, inclusive, para designar de um ponto de vista jurídico, o universo que ele é constituído pelos tipos de organizações que a constitui.> EX> Cooperativas, fundações, etc.

EQUIDADE? Disposição de reconhecer igualmente o direito de cada um. Igualdade.

EFICIÊNCIA? É executar as atividades corretamente. Aproveitar ao máximo os recursos disponíveis. Relação com aumento de competitividade e redução de custos.

O QUE SÃO POLITICAS SOCIAIS? São ações governamentais desenvolvidas em conjunto por meio de programas que proporcionam a garantia de direitos e condições dignas de vida ao cidadão de forma equânime e justa. São as Políticas que asseguram à população o exercício de direito de cidadania: Educação, Saúde, Trabalho, Assistência Social, Previdência Social, Justiça, Agricultura, Saneamento, Habitação Popular e Meio Ambiente.

O QUE SÃO POLÍTICAS PÚBLICAS? São ações públicas assumidas pelos governos, instituições públicas estatais com ou sem participação da sociedade que concretizam direitos humanos coletivos ou direitos sociais garantidos em lei. Não se pode falar em política pública fora da relação entre estado e sociedade. Ela compreende tudo o que o Estado faz ou deixa de fazer: O investimento, os segmentos beneficiados ou excluídos pelos serviços. Nessa compreensão, as políticas públicas podem oportunizar a melhoria da qualidade de vida da população redistribuindo renda, ou pode privilegiar setores dominantes da sociedade aumentando ainda mais a concentração da renda e da desigualdade social.

SUSTENTABILIDADE ECONOMICA? Modelo que visa suprir as necessidades atuais da humanidade, sem colocar em risco a capacidade das gerações futuras também o fazerem.

O QUE É CONSUMO COMPULSIVO? É o vício, o desejo irresistível de possuir. Não precisa, mas tem a necessidade de comprar.

O QUE É CONSUMO IMPULSIVO? Compra-se pelo impulso, sem planejamento. compra por comprar.

CARACTERÍSTICAS DE SISTEMA CAPITALISTA E SISTEMA SOCIALISTA (PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS)- CAPITALISTA(propriedade privada)> ponto positivo : busca pela eficiência da economia. ponto negativo : desigualdade social(inflação, desemprego, etc) SOCIALISTA(tudo pertence ao governo)>ponto positivo: igualdade social. ponto negativo: baixo desenvolvimento da economia(sub-emprego, falta de bens de consumo, etc.)

O QUE É ECONOMIA POSITIVA E NORMATIVA? ECONOMIA NORMATIVA: não se pode checar a validade de afirmações normativas recorrendo apenas a dados. Aqui encontra-se as propostas sobre O QUE DEVERIA SER.> EX: O governo deveria aumentar o salário mínimo;

ECONOMIA POSITIVA: descreve o fato como é, as afirmações podem ser confirmadas ou não pela evidência empírica(pesquisa de campo). Apresenta a posição em debate sobre O QUE É.>EX: Leis que obrigam o pagamento de salário mínimo podem causar desemprego.

O QUE É ECONOMIA E ECONOMIA POLÍTICA? Na economia não existe um juízo de valores, ela é descritiva, pura, positiva, ela é descrita como realmente é, enquanto a economia política é de caráter ideológico e normativo, ela prescreve um juízo de valor, diz como deveria ser.

EXPLIQUE O CONCEITO DE CUSTO DE OPORTUNIDADE? É o preço que se paga ao fazer algo e renunciar outros. Ex: Para eu poder fazer a faculdade de Serviço Social, renuncio algumas horas ao lado de meu marido e meus filhos, e deixo de fazer algumas coisas como, viajar, comprar algo, etc.

• QUAL A DIFERENCIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E CRESCIMENTO ECONÔMICO? DESENV RESUMO DE ECONOMIA POLITICA COM BASE NOS CONTEÚDOS POSTADOS PELO PROFESSOR.

OFERTA E DEMANDA – A lei da oferta e demanda é um conhecido mecanismo econômico de ajustamento do mercado; Um mercado existe quando compradores e vendedores estão dispostos a trocar mercadorias e serviços.

LEI DA DEMANDA – como regra geral, tem-se que a demanda de um bem é uma função inversa do seu preço; ou seja, se o preço do bem aumenta, a demanda cai; se o preço do bem cai a demanda aumenta. A demanda é enxergada sob a ótica do comprador. A lei da demanda acontece devido ao “efeito-renda” e “efeito substituição”. Efeito-renda – quando o preço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com