TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPORTUNIDADES E ABRANGÊNCIA NO TERCEIRO SETOR

Por:   •  22/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.991 Palavras (8 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 SUSTENTABILIDADE NO SETOR PUBLICO        

2.1 OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS................................................................

2.1.1 OPORTUNIDADES E ABRANGENCIA NO TERCEIRO SETOR        

2.1.2 INCENTIVOS FISCAIS........................................................................................7

CONCLUSÃO..............................................................................................................9

REFERENCIAS..........................................................................................................



  1. INTRODUÇÃO

Atualmente fala-se muito em meio ambiente, preservação ambiental, responsabilidade do setor publico frente as questões ambientais. Nesse contexto trataremos do tema Sustentabilidade, suas definições e como esse tema é tratado em relação a desenvolvimento econômico e os incentivos que a sociedade e as empresas ganham através da progressão da mesmo.


  1. SUSTENTABILIDADE NO SETOR PUBLICO

Atualmente, esse tópico vem sendo abordado em todos os meios, em especial nas empresas e órgãos públicos. Pelo fato de estarmos frente a inúmeros reflexos da ação do homem no planeta.

Mas, afinal o que vem a ser Sustentabilidade?

Seu conceito está relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Seu ponto central tem foco no meio ambiente e como ele vem sendo utilizado. De maneira mais abrangente, é considerável dizer que o Desenvolvimento Sustentável deve satisfazer as necessidades da geração presente, sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Dessa forma, fica claro a visão sustentável de longo prazo.

Na prática, Sustentabilidade significa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e toda a comunidade humana, totalizando todos os seres viventes que dependem dela para existir.

  1. OBJETIVOS GERAIS E ESPECIFICOS

Os objetivos gerais da Sustentabilidade no Setor Público evidenciam o Desenvolvimento Sustentável no enfoque de utilizar os recursos cabíveis de forma racional, preservando o que temos de mais precioso, que é o nosso planeta. E ao mesmo tempo, promover conscientização da sociedade em relação aos mesmos, para que possam, cada vez mais estarem preparados e dispostos a agarrarem a causa com força de vontade. A questão é: Se precisamos disso hoje, conseqüentemente precisaremos disso amanhã. E por que não incentivar na preservação e levar consigo esse tema, desde sua casa até a empresa onde trabalha? A sociedade, as vezes, se limita a pensar em Sustentabilidade como somente Preservar a Natureza, uma vez que o assunto vai mais além, refletindo diretamente e indiretamente sobre todos nós e a todo momento. Entretanto com a repercussão que vem tomando, vem-se aprimorando e avaliando cada vez mais novas idéias de como tomar providencias e alavancar essa questão.

Os objetivos específicos são o campo onde vemos a Sustentabilidade de maneira mais ampla, tendo uma forte relação no desenvolvimento sustentável, na economia e na sociedade em si. Em termos iniciais, consiste na maneira em que as empresas públicas colaboram para manter seu trabalho eficaz, elaborando projetos não só ambientais, mas como sociais internos e externos, visando aumentar por um lado a economia e ao mesmo tempo conscientizar a sociedade de que somos responsáveis e fazemos um papel mutuo em relação a tudo o que nos cerca.

Para se crescer de forma sustentável, deve-se enfatizar que há necessidade de fazer mais com menos. Necessita-se também de adotar novas praticas de gestão relacionada com o setor público. Levando em conta, que as empresas públicas vivem em constante estudo de inovação para desenvolver suas políticas de ciência e tecnologia, surge um estimulo cada vez maior em relação ao aprimoramento de métodos de exploração e de utilização de bens. O que antes era voltado somente para visar a maximização dos recursos financeiros no mercado vigente, agora contorna todo o ambiente global, e suas necessidades de mudança para contenção e valorização dos tópicos propostos.

As inovações do são tratadas por meio de analises de processos de desenvolvimento, que se adéqüem as tantas formas de preservação. Modernizar métodos eficazes fazem parte de todo o processo de sustentabilidade. Para Alberti e Bertucci (2006,p.11), a Sustentabilidade ocorre quando a inovação passa a ser institucionalizada, em vez de estar ligada a uma pessoa particular. Esse processo de inovação, sofre mudanças constantemente, a medida que as organizações, com a aprendizagem rotineira e os acontecimentos atuais, percebem que deve implementar algo ou mesmo acrescentar uma idéia que de um melhor ajuste ao proposto desenvolvimento sustentável, sem afetar de forma negativa o meio ambiente, a sociedade e a economia interna ou como um todo.    

  1. OPORTUNIDADES E ABRANGENCIA NO TERCEIRO SETOR

                        O Terceiro Setor é basicamente formado por fundações e associações que não visam a distribuição de lucro, uma vez que as receitas e o lucro que obtêm são destinados à sua subsistência e ao atendimento da sociedade no que lhes compete. Portanto podem obter lucros, mas estes deverão ser utilizados no cumprimento de suas atividades e de nenhuma forma distribuídos, como acontece em uma sociedade empresária. O Terceiro Setor e as entidades que o compõem têm estatutos próprios que regulamentam suas atividades e se diferenciam, por isso, de empresas privadas. O Terceiro Setor surgiu da deficiência do Estado em cumprir seu papel social de saneador pleno da sociedade. Segundo Torres (2010) o Terceiro Setor nasceu da interação da sociedade para suprir os serviços mal prestados pelo Estado aos cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (149.8 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com