TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO

Ensaios: ORGANIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

Este trabalho tem por finalidade realizar uma reflexão sobre a organização social e as políticas públicas desenvolvidas no país, pois sabemos que estas são necessárias e indispensáveis em qualquer país, sobretudo naqueles, como o Brasil, que receberam uma herança poderosa de problemas sociais resultantes de uma estrutura econômica baseada no trabalho escravo. Dessa forma, não podemos deixar de ressaltar as concepções realizadas sobre a formação histórica do Brasil pelos escritores Gilberto Freyre e Sergio Buarque de Holanda, que em suas análises relatam com ricos detalhes da formação étnica, da vida privada, de seus hábitos e de suas religiosidades no Brasil Colônia, Império e República. Com o lançamento das obras Casa Grande e Senzala (1933) de Gilberto Freyre, e logo em seguida a obra Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, publicado em 1936, é despertada uma grande busca intelectual das razões e das causas econômicas, políticas e culturais responsáveis pela falta de sucesso do Brasil, se comparado a grandes nações, como a dos Estados Unidos. As heranças que recebemos de todos esses povos que ajudarão a formar o Brasil foram diretamente responsáveis pela formação do nosso caráter, que são aspectos fundamentais da cultura brasileira e do sentimento poderoso de insatisfação que cresce no país em relação aos destinos da República, por consequência, a todo um esforço de compreensão histórico social das raízes, que se contrapõe à ilusão de modernidade e de contemporaneidade internacional que se segue à Abolição da Escravatura em 1888 e à Proclamação da República, no ano seguinte. Começa assim, na história do país, um ciclo de estudos voltado para a formação do Brasil, incluindo aqueles traços próprios da formação cultural portuguesa e que permanecem essenciais para a interpretação da formação da cultura brasileira. O esforço intelectual de entender o que aconteceu no passado, no caso da realidade social do país, acabou sendo atropelado pela dinâmica do crescimento da população e pelo processo de pobreza crescente que com ela cresceu e se multiplicou.

ORGANIZAÇÃO SOCIAL NO BRASIL.

A Organização consiste na ordenação sistemática de relações sócias pelos atos de escolha e da decisão.

Apartir da organização social os indivíduos podem tomar decisões e fazer escolhas tendo como referencia as normas dadas pela estrutura social, concordando ou não com os valores grupais, e com as convenções.Basta pensarmos nas mudanças do papel social exercido pela mulher em sua posição de esposa.

A Organização se diz respeito a forma como os homens se relacionam através de suas ações, levando em consideração vários aspectos.Com sua implantação e durante o seu pleno funcionamento, o novo modelo poderá ser avaliado com rigor e transparência.

As sociedades humanas estão em constantes mudanças, seja por motivos sociais, políticos, geográficos, culturais ou econômicos sempre ocorrem modificações que afetam a vida dos indivíduos modificam a historia da humanidade.

Com a globalização as mudanças estão ocorrendo em maior velocidade e afetam um numero mais significativo de pessoas que qualquer mudança anterior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com