TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAIS NA ONCOLOGIA GERIÁTRICA

Trabalho Universitário: OS ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAIS NA ONCOLOGIA GERIÁTRICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2015  •  9.278 Palavras (38 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 38

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

SAYURI BERNI ENDO

OS ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAIS NA ONCOLOGIA GERIÁTRICA

FRANCA

2012

SAYURI BERNI ENDO

OS ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAIS NA ONCOLOGIA GERIÁTRICA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, como pré-requisito para obtenção de Título de Bacharel em Serviço Social.

Orientador (a): Profª.Drª. Nanci Soares

Co-orientador (a) Profª. Drª. Josiani Julião Alves de Oliveira

FRANCA

2012

Endo, Sayuri Berni

Os aspectos biopsicossociais na oncologia geriátrica / Sayuri

Berni Endo. –Franca : [s.n.], 2012

83f.

Trabalho de conclusão (bacharelado – Serviço Social). Uni-

versidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Humanas e

Sociais.

Orientador: Nanci Soares

Co-orientador: Josiani Julião Alves de Oliveira

1. Serviço social com idosos. 2. Serviço social - Aspectos

sociais 3. Oncologia. 4. Assistência social. I. Título.

CDD – 362.1994

Dedico este trabalho a três pessoas que ao longo do curso da minha vida fizeram de tudo para me mostrar o melhor caminho a seguir, a minha mãe Marina, a minha tia Rita e ao meu pai Massao. Agradeço e dedico também a todos os idosos que lutam contra o câncer.

AGRADECIMENTOS

Como já dizia Fernando Anitelli: “Sonho parece verdade quando a gente esquece de acordar.” Hoje, vivo uma realidade que parece um sonho, mas foi preciso muito esforço, determinação, paciência, perseverança, ousadia e maleabilidade para chegar até aqui, e nada disso eu conseguiria sozinha.

Agradeço a Jeová Deus pelo dom da vida, pela força ativa, pelo seu amor infinito, pelo seu amparo, pelo companheirismo e pela família que não pude escolher, porém não poderia ser a melhor, apesar dos defeitos que todas as famílias possuem. Sem Ele nada sou. “Bendizei a Jeová Deus, ó minha alma, sim, tudo dentro de mim, ao seu santo nome. Bendize a Jeová Deus, ó minha alma, e não te esqueças de todos os seus atos, aquele que perdoa todo o teu erro, que cura todas as tuas enfermidades, que reivindica a tua vida da própria cova, que te coroa com benevolência e misericórdias.” (Salmos 103: 1-4)

À minha mãe, Marina, que apesar dos receios, medos, saudades e broncas, nunca me abandonou. Sei que fui uma filha difícil, te dei muito trabalho e espero te dar muito orgulho e honra. Te amo incondicionalmente! “O amor de mãe por seu filho é diferente de qualquer outra coisa no mundo. Ele não obedece lei ou piedade, ele ousa todas as coisas e extermina sem remorso tudo o que ficar em seu caminho.” (Agatha Christie)

À minha tia, Maria Rita, que com amor, muitos conselhos, sempre me amparou e foi mais que uma tia, foi um porto seguro quando mais precisei. Te amo demais! “Mas é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana sempre. Quem traz no corpo a marca Maria, Maria, mistura a dor e a alegria. Mas é preciso ter manha, é preciso ter graça, é preciso ter sonho sempre. Quem traz na pele essa marca, possui a estranha mania de ter fé na vida.” (Milton Nascimento)

Ao meu pai, Massao, que apesar de tantos anos distantes batalhando em outro país para dar tudo o que um pai poderia dar a sua família, sempre esteve presente. Que com respeito não me viu crescer, mas deixou que eu tomasse minhas próprias decisões, sempre confiando na educação e ensinamentos que me deu. Nunca vou me esquecer do seu maior e melhor conselho: nunca deixe de estudar!! Te amo! “Pai, você foi meu herói, meu bandido. Hoje é muito mais que um amigo. Nem você, nem ninguém tá sozinho. Você faz parte desse caminho que hoje eu sigo em paz. Pai, paz.” (Fábio Jr.)

À minha acolhedora e amiga, Neide, que foi uma mãe desde o primeiro ano de faculdade, que me acolheu numa cidade que para mim era desconhecida e que esteve junto comigo nesses quatro anos de descobertas, aventuras e sufocos. Agradeço pela dedicação, pelos momentos bons, pelas risadas, pelos desabafos de ambas e por ter se esforçado por uma pessoa que mal conhecia. Você é parceira demais!!

Às minhas irmãs, Yuri e Elen, que me acompanham desde o nascimento, dando conselhos, me divertindo, se preocupando e me motivando sempre!

Não há nada melhor que um amigo de verdade a quem você possa contar sempre que precisa. Seja uma simples bobagem, ou até mesmo um segredo profundo. Agradeço ao meu primo, amigo e confidente, Evandro.

Agradeço muito à minha amiga e incentivadora dessa jornada, Karla, que sempre com palavras meigas e esperançosas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com