TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA

Por:   •  15/1/2017  •  Resenha  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

                                             

                                                SOCIOLOGIA 

                                          CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA

Em uma breve retrospectiva focando grandes nomes da nossa história, ao lembrarmos a Idade Antiga de imediato nomes como Sócrates, Platão e Aristóteles virá a nossas mentes, pensadores que buscavam a concepção de liberdade e pensamento. O mesmo ocorre quando da Idade Moderna onde nomes como: John Locke, Voltaire, Montesquieu, Rousseau; defendiam a razão como grande instrumento de reflexão, estes acreditavam que o homem estaria no centro do Universo (Antropocentrismo).

Com advento da Idade Contemporânea, os fatos ocorridos como a Revolução Industrial em 1760 e francesa no ano de 1789 (Século XVIII), a preocupação com o homem no meio onde vive se aflorou com o grande pensador Augusto Comte (Francês, 1798-1857), Filósofo, conhecido como o pai da Sociologia. Comte defendia a ideia de que para uma sociedade funcionar corretamente, precisa estar organizada e só assim poderá alcançar o progresso, seu esquema sociológico era tipicamente positivista, corrente com grande expressão no século XIX.

A partir daí, identificaremos grandes autores, pensadores que através dos seus ideais, ou correntes de pensamento, deram a devida importância ao homem face ao meio onde vive. Estes pensadores ficaram conhecidos como “Clássicos da Sociologia”. São eles:

- Karl Marx (Alemão 1818-1883): Filósofo, Historiador, Economista e Jornalista; fundador da doutrina comunista moderna foi o mais revolucionário pensador sociológico; Marx concebe a sociedade dividida em duas classes, sendo: Capitalista que detêm a posse dos meios de produção e o Proletariado (operário), cuja única posse é sua força de trabalho, que é vendida para o capitalista. Marx defendia as lutas de classe, visando minimizar as desigualdades sociais.

- Émile Durkheim (Francês, 1857-1917): Sociólogo e Filósofo; fundador da escola francesa de Sociologia, sob influência positivista lutou para fazer das Ciências Sociais uma disciplina rigorosamente científica. Durkheim entendia que a sociedade era um organismo que funcionava como um corpo humano, onde cada órgão tem uma função e depende dos outros para sobreviver. Quando ocorre disfunção neste organismo, acarretará as anomalias sociais, deteriorando o tecido social. Para Émile Durkheim, a Sociologia deve estudar os Fatos Sociais, os quais possuem três características: 1) Coerção Social: Manifesta-se por meio das normas sociais, repressão que a sociedade exerce sobre o indivíduo; 2) Exterioridade: Quando o individuo nasce, a sociedade já está organizada. Ex: Com suas leis, seus padrões, seu sistema financeiro, cabe ao individuo aprender, por intermédio da educação, todo este processo. 3) Generalidade: Os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único individuo, mas para todo um grupo, ou sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com