TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios do cotidiano da pesquisa em serviço social.

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

DESAFIOS DO COTIDIANO DA PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL.

FICHAMENTO

Titulo: Para quê, para quem, como? Alguns desafios do cotidiano da pesquisa em serviço social.

Autor: Carlos Antônio de Sousa Moraes; Denise Chrysóstomo de Moura Juncá; Katarine de Sá Santos

Dados da Publicação ARTIGO. Universidade Federal Fluminense. Campos dos Goytacazes. Rio de Janeiro, 2010

Palavras-chave: Processo de investigação, Pesquisa  no Serviço Social

Objetivo do trabalho: O objetivo desse trabalho e estudar sobre o processo de investigação dentro do serviço social com base na pesquisa no Serviço Social.

 

Descrição do texto

 

         De acordo com o texto, percebe-se o quanto se deve preocupar com a realização de pesquisas, não apenas com o objetivo de suprir necessidades individuais, mas também as necessidades coletivas em sua grande maioria. Graças ao desenvolvimento de muitas pesquisas é que a solução de muitos problemas foi alcançada, contribuindo para a evolução da sociedade, mas sabemos que para o desenvolvimento de uma pesquisa existe muitas burocracias  que muitas das vezes após a realização de uma pesquisa,  desenvolve um grande projeto, mas  que nem sempre sai do papel. Percebe-se também que a pesquisa é fundamental e necessária em todos os setores sociais: saúde, educação, meio ambiente e outros. Em todos esses setores existem muitas necessidades a serem supridas, e que para isso, é necessário realizar pesquisa e desenvolver projetos regidos pelas leis e diretrizes. Antigamente a sociedade vivia oprimida com muitos  problemas e sem  perspectiva para resolver, dai surgiu o serviço social e iniciou a formação de profissionais que lutaram pela solução dos problemas da sociedade e para a realização de pesquisas e criação de projetos que contribuiu para o fortalecimento da democracia que até os dias atuais tem grandes necessidades e enfrentam dificuldades.  E tudo isso por que muitas pesquisas foram realizadas e muitos projetos foram criados e poucos foram implantados e muitos engavetados por falta de financiamento.

Mesmo com tantas restrições, nos deparamos, também, com situações em que a pesquisa era, obrigatoriamente, incorporada a momentos do cotidiano de alguns. Muitos são os dilemas e interrogações a ser enfrentados na prática da pesquisa. É fundamental garantir a unidade entre o saber, o fazer, o saber fazer e o refazer, ancorados em uma clara compreensão do tipo de sociedade que queremos construir. Sem ignorar as dimensões teórico-metodológicas, imprescindíveis em um processo de investigação científica, o que está em discussão, em um primeiro momento, é uma questão ética.

Mas, também, precisamos pensar melhor no sentido da valorização da pesquisa. Quer dizer, um ponto fundamental é recuperar o significado da prática da pesquisa em nosso cotidiano. Prática que, a nosso ver, deve ser artesanalmente construída de forma apaixonada e vibrante, desenhando problematizações e encarando desafios. Prática com fome de descobertas, combinando razão e sensibilidade, rigor e criatividade, ciência e arte, conhecimento e ação. Prática que comemora os "achados" do processo de investigação, mas que com ponderação e humildade desconfia desses "achados" e quer avançar sempre mais, valorizando os sujeitos com os quais se relaciona.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com