TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivo Do IDH

Dissertações: Objetivo Do IDH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 2

a) O Índice de Desenvolvimento Humano – IDH – busca retratar a realidade social sob a ótica de bem-estar da população de determinada área não só pelos fatores econômicos, mas também, e principalmente, pelas capacidades e oportunidades que essa população tem para realizar seus desejos. Portanto, esse indicador foi criado com o objetivo de oferecer à população e aos gestores públicos uma visão mais ampla e mais realista do desenvolvimento de determinado lugar, mudando o foco da perspectiva econômica (mostrada pelo PIB – Produto Interno Bruto) para a perspectiva voltada ao próprio ser humano, com o argumento de que a renda é apenas um meio para o desenvolvimento e não um fim em si.

O IDH (Global) é calculado considerando três aspectos: saúde, educação e renda. A medição da saúde se baseia na expectativa de vida; a da educação é feita considerando duas variáveis: educação de adultos (média da quantidade de anos de educação que uma pessoa a partir de 25 anos recebeu durante sua vida); e expectativa de vida escolar (a quantidade de anos que se espera cumprir a partir do ingresso da criança na vida escolar, considerando a mesma taxa de matrícula durante todo o tempo); quanto à renda, a medição é feita pela análise da Renda Nacional Bruta (RNB) per capita.

Existe também uma variante regional do IDH Global: o IDH municipal ou, simplesmente IDH-M. O IDH-M é calculado considerando três dimensões: renda, longevidade e educação. Para o cálculo da renda, considera-se a renda per capita municipal – a renda média de cada pessoa que mora no município pesquisado. Calcula-se a longevidade considerando a expectativa de vida atribuída aos cidadãos do município, analisando as condições de saúde deste com referência à taxa de mortalidade em consonância com as idades em que as pessoas se encontravam ao morrerem – quanto mais mortes precoces, menor a longevidade da população. No cálculo do nível de educação, são considerados dois indicadores: analfabetismo (medido a partir do 15 anos de idade dos pesquisados), com peso 2, e frequência à escola, com peso 1.

O resultado desse cálculo, ou seja, o valor do IDH ou do IDH-M, será de 0 a 1, com a seguinte classificação:

• De 0 a 0,4999: Muito Baixo;

• De 0,5 a 0,599: Baixo;

• De 0,6 a 0,699: Médio;

• De 0,7 a 0,799: Alto;

• De 0,8 a 1: Muito Alto.

Os dados mais recentes do IDH/IDH-M são baseados no Censo 2010, mas calculados em 2013. São os seguintes:

• Brasil: 0,730 (85ª posição no ranking mundial de 186 países pesquisados);

• Piauí: 0,646 (24ª posição no ranking brasileiro dos 26 Estados-membros mais o Distrito Federal);

• Santa Cruz do Piauí: 0,601 (4.123ª posição no ranking dos 5.565 municípios brasileiros).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com