TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos E Políticas Empresariais

Dissertações: Objetivos E Políticas Empresariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

No estudo realizado na Empresa busca-se alinhar a fazer com que se torne claro e que seja de conhecimento de todos os objetivos e políticas adotados pela empresa. Nos dias de hoje não é possível conceber a existência de uma empresa sem objetivos claramente definidos ou mesmo com objetivos não alinhados.

Será realizada uma entrevista junto aos atuais gestores da empresa para que se consiga identificar seus objetivos e quais são suas definições, para que a partir deste momento se possam propor ações para reforçar a concepção de objetivos e políticas dentro do processo empresarial reforçando a estrutura organizacional e operacional da empresa.

É a partir deste fato que mente e corpo dos colaboradores começam a agir de maneira integrada, isto é, objetivo orientando normas e procedimentos (processos operacionais), fluxos de informação e a própria administração do negócio.

Portanto, os objetivos devem chegar ao conhecimento de todos, tanto pelo empresário quanto pelos seus colaboradores de forma que a empresa seja um todo harmônico na consecução destes.

A definição de objetivos e políticas faz parte de um processo de administração da Empresa, que, a partir de uma visão de negócio, procura definir o direcionamento estratégico e planejar os procedimentos táticos para obter os resultados esperados.

2 JUSTIFICATIVAS

Qualquer negócio operado de maneira planejada, lógica e racional, terá sucesso por longo período de tempo. O processo de planejamento visa, pois, estrategicamente, avaliar as condições a serem enfrentadas no médio e longo prazo, prevendo turbulências e eventuais mudanças de rotas para atingir os objetivos desejados, definíveis e quantificáveis no tempo.

O processo de planejamento visa ainda, taticamente, integrar as pessoas chaves da Empresa, detentoras do saber de como chegar aos marcos estabelecido e obter seu comprometimento nas ações e processos críticos.

Nenhum processo de Planejamento se sustenta se não houver um permanente acompanhamento das realizações, mediante um selecionado conjunto

de medições que efetivamente nos informe o grau de completabilidade dos objetivos

objetivos definidos.

Nota-se que os objetivos e as políticas empresariais adotadas pela diretoria não foram expostas com clareza aos colaboradores de alguns departamentos, havendo a necessidade de expô-los para uma melhora efetiva na realização das tarefas.

A implantação e a transparência dos objetivos e metas, proposta por este estudo de caso, tem como finalidade, revisar os fluxos das atividades desempenhadas em uma empresa de corretagem de seguros. O aprimoramento da rotina da empresa pode trazer novos clientes e maior satisfação daqueles que já utilizam do serviço além de eliminar a repetição das atividades, melhorar a qualidade e o fluxo das informações, obter maior confiabilidade, credibilidade e controle da execução das atividades desenvolvidas.

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Identificar junta a empresa quais os objetivos definidos caso eles existam, para que a partir daí se possam propor uma adequação de definição com intuído de se deixar mais claro a preposição e reforçar a concepção de objetivos e políticas dentro do processo empresarial.

3.2 Objetivos Específicos

1* Fazer a identificação quem será o responsável por definir os objetivos de negócio da empresa e quais serão. Os objetivos indicam o que deve ser feito e quando e devem contar com a participação de todos os funcionários;

2* Fazer racionalização organizacional da empresa aumentando sua eficiência, definindo políticas e objetivos empresariais.

4 MATERIAIS

4.1 Área de Estudo

A área estudada serão os departamentos Administrativo, Recursos Humanos e Financeiro da empresa Castilho Estruturas, os quais apresentaram algumas dificuldades em descrever seus objetivos e políticas organizacionais. A empresa Castilho Estruturas é sediada a BR 364, km 502, na cidade de Pimenta Bueno, Rondônia. Empresa que atua há 23 anos no mercado que tem como seu principal produtos a fabricação e montagem de estruturas metálicas para diversas finalidades.

5 METODOLOGIA

O estudo vai ser conduzido com o objetivo de avaliar as vantagens trazidas pela reforma na administração e nas atividades administrativa de controle empresarial que serão realizadas sempre após planejamento. Esse planejamento será feito em cada atividade gerencial (Administrativo, Recursos Humanos e Financeiro) com a realização de pesquisas junto à experiência dos executivos envolvidos no processo, criará uma base de compreensão do funcionamento do sistema administrativo utilizado pela empresa. Não é suficiente estudar as áreas específicas, pois se faz necessário um conhecimento amplo dos processos da empresa, de modo que as inovações superem as barreiras departamentais condicionadas às necessidades da mesma, envolvendo todos os setores de cada gerência administrativa, que especificam suas prioridades.

Os planejamentos serão efetuados individualmente por cada Gerência de setor da Empresa que deve formalizar o conjunto das propostas que irão de encontro aos Objetivos Empresariais definidos.

Além de que será embasado em bibliografias sobre os assuntos compreendidos pelo tema. O processo vai ser conduzido com o objetivo de avaliar possíveis maneiras de se obter êxito através do planejamento estratégico empresarial, traçando claramente os objetivos e as políticas empresariais.

6 REFERENCIAL TEÓRICO

6.1 Conceito de Políticas Empresariais

Segundo Segatto, (2010, p. 26), as políticas empresariais são definidas como “princípios básicos relevantes sob os quais a empresa opera, pois espera que tais características lhe proporcionem algum tipo de diferencial competitivo e, consequentemente, lhe faça ganhar o jogo frente à concorrência”.

Políticas Empresariais são conceituadas como políticas organizacionais são guias orientadoras da ação administrativa para o atingimento das metas e objetivos estabelecidos para a organização. (GIUZI, 1987, p. 31) 

Nos estudos sobre políticas empresariais encontra como primeiro obstáculo a amplitude

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com