TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obra: “Relações públicas: a Comunicação, as Organizações e a Sociedade”

Por:   •  19/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 3

Obra: “Relações públicas: a comunicação, as organizações e a sociedade”

Autor: Sónia Pedro Sebastião

Tema principal: Relações Públicas em Portugal e o que são

Temas Secundários: Origem das Relações Públicas; Definição da expressão “Relações Públicas”; Perfil de um profissional de Relações Públicas e as suas funções e serviços; Relações Públicas em Portugal; Associativismo em Portugal.

_________________________________________________________________________________

Este artigo começa com  o autor a esclarecer a sua natureza e as suas funções e a sua importância em termos organizacionais e sociais. Além disso, também procura clarificar este conceito devido às constantes apropriações e à utilização indiscriminada do rótulo “relações públicas”.

Com base nesta sua analise, o autor conclui que  se tornou imperativo encontrar um modelo dialógico, que permita o enquadramento conceptual e a consideração da experiência e da intuição em ações de relações públicas.

Aborda também o perfil de relações públicas, concluindo de que a sociedade e o profissional devem a algo um ao outro. Por um lado, a sociedade “e, especialmente, o mundo empresarial” devem algo ao profissional de relações públicas. Não deve ser esquecido que este profissional é um ser humano, por isso, o respeito da parte do cliente. Por sua vez, o profissional deve demonstrar respeito pela sua profissão e pelo cliente.

De seguida, o autor aborda o crescimento de cursos relativos à área da comunicação, contudo são poucos aqueles utilizam o termo "relações públicas" nos mesmos. Esta falta de reconhecimento é geral na sociedade e estes cursos demonstram a negação da sua importância ainda presente no seio da nossa sociedade.

No entanto, o desenvolvimento que esta profissão têm vindo a acontecer, uma vez que é demasiada importante para as empresas, devido à maior profissionalização dos mercados que tem vindo a acontece “nos últimos dez anos”.

Relativamente às relações públicas em Portugal, esta dificuldade, apesar de ter crescido na última década, continua a estar presente no setor empresarial nacional.

A seguir, o autor aborda o que é preciso para ser um bom profissional e, segundo Luís Fonseca, é preciso ter experiência, que permita saber adequar as informações consoante o ambiente, tendo, por base, diversos tipos de competências e consciência da necessidade de ter bom senso e educação.

Aborda também a forma como a globalização e as alterações no mundo vieram trazer novos desafios às entidades organizacionais. Nestes novos tempos, começou a estar cada vez mais presente no mundo das relações públicas, as relações públicas online. O surgimento deste novo tipo de “fazer” Relações Públicas deve-se a diversos fatores, tais como: Há várias ferramentas online, o ambiente digital pode ajudar a minimizar pontos negativos, entre outros. Porém, continuam a ser necessários certos cuidados como conhecer o seu “target” e os canais relevantes para chegar ao mesmo.

No último ponto desta obra, o autor procura abordar a temática do associativismo em Portugal. Começa por indicar as três associações que integram empresas da área de atividade da comunicação em Portugal, que são a APCE (Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa), que se apresenta como sendo independente e sem fins lucrativos, a APAP (Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing) e a APECOM (Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (28.9 Kb)   docx (272.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com