TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL EM OBRAS E SUA CONSEQUENCIA PARA A SOCIEDADE

Por:   •  2/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 5

PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL EM OBRAS E SUA CONSEQUENCIA PARA A SOCIEDADE

Rafael Augusto Pegoraro¹

Cristiane Carniel²

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Em toda e qualquer organização existem quatro funções básicas para seu funcionamento: Planejamento, organização, liderança e controle. O planejamento organizacional é a parte de maior importância, pois nenhuma das outras existe sem ela.

Das quatro funções administrativas – planejamento, organização, liderança e controle – o planejamento é considerado o mais fundamental. As outras se originam dele. Ainda assim, o planejamento também é a função administrativa mais controversa, pois não consegue ler um futuro incerto nem controlar um ambiente turbulento (DAFT, 2005, p. 5).

Planejar é um processo contínuo de tomada de ações futuras para a organização. Este processo deve ser contínuo pois permite ver a direção que a empresa está seguindo diante dos desafios do mercado globalizado. Ackoff (1981, p. 1) observa que o “planejamento é a definição de um futuro desejado e de escolher os meios mais eficazes de alcançá-lo”.

O planejamento organizacional utiliza o capital da empresa da melhor maneira possível, afim de maximizar seus lucros, mas sempre andando alinhado juntamente com sua missão e visão, afim de tomar as melhores decisões nos momentos necessários. Em uma boa administração, o planejamento envolve desde o desenvolvimento de metas para a organização, passando por estratégias e tomadas de decisão com o objetivo de atingir tais metas estabelecidas, até o monitoramento destes resultados. O planejamento organizacional em grande parte diz se uma empresa irá obter sucesso no mercado ou será apenas mais uma tentativa em vão.

Para Ribeiro (2010, p.8) o planejamento é o processo que elabora a estratégia, criando assim uma visão e objetivos para serem cumpridos em um determinado prazo, a elaboração geralmente é efetuada pelos cargos de alta gerência da organização que direcionam as ações no qual a empresa toma.

O Planejamento pode ser dividido em 3 partes:

  • Planejamento Estratégico: Faz parte de um processo gerencial que torne o administrador capaz de definir as ações seguidas pela empresa, sempre com o objetivo de aperfeiçoamento com seu ambiente em volta.
  • Planejamento Operacional: É trazido na forma de documento, metodologias e desenvolvimentos conhecidos.
  • Planejamento Tático: Ações planejadas para serem cumpridas em um determinado tempo.

Somente o planejamento não resolve todo o problema, se as metas da organização, seus objetivos, missão, visão e ações não estarem alinhadas o risco de falhar é alto. Isso sem contar com o empenho e dedicação de todos os funcionários envolvidos, desde o mais alto até o baixo escalão.

Podemos dizer que o planejamento organizacional não existe somente dentro de uma empresa, ele pode ser levado para inúmeras outras áreas da sociedade, desde o planejamento de estudos de um acadêmico até o planejamento financeiro de uma casa ou prefeitura/governo. Neste artigo o planejamento terá sua importância analisada e mencionada nas obras realizadas por uma prefeitura no estado de São Paulo e sua consequência para a população envolvida no local.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

[pic 1]

Fonte: www.ourinhosnoticias.com.br (2018)

O objeto de estudo deste artigo é a foto acima, que foi tirada na cidade de Ourinhos, São Paulo. Pelo portal online Ourinhos Notícias. Nesse registro, a prefeitura realizou uma obra de terraplanagem no local sem planejamento adequado, retirando um poste de energia. O local onde a queda ocorreu foi no distrito industrial do município, o poste sustentava a linha de transmissão com corrente acima de 100 mil watts e sua queda fez com que o distrito ficasse por horas sem eletricidade, gerando enormes prejuízos para as empresas. A queda do poste ainda danificou um veículo e fez com que a polícia fosse removida para o local afim de conter o transito e orientar os motoristas a desviar.

O planejamento ocorre por meio da criação de uma estratégia afim de atingir o objetivo desejado, no caso da empresa de terraplanagem seria entregar o serviço feito de acordo com o solicitado, porém a falta de planejamento dos envolvidos tanto administrativamente como no local do acidente acarretou em um prejuízo para todos os envolvidos, tanto para as empresas que estão fixadas no local pois tiveram sua produção interrompida, a prefeitura do município que irá ter que refazer o trabalho e indenizar os prejudicados, o proprietário do veículo que foi danificado e também da empresa de energia elétrica que ira deslocar funcionários até o local para a manutenção do poste.

O planejamento organizacional é peça chave para a gestão de um empreendimento, pois diminui os fatores de risco que possam vir a acontecer e faz com que as decisões sejam sempre tomadas com maior eficácia. Com um planejamento adequado a tendência em reduzir a incerteza tanto no processo de concepção de um projeto como na sua execução permite uma melhor tomada de decisão sempre que for necessário,

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

        No Brasil, infelizmente temos corriqueiramente fotos como a mencionada acima. Nogueira (2008, p. 26) menciona que as obras públicas Brasileiras passam por diversos problemas, desde fraudes de licitação, erros na hora da execução, falta de planejamento. Tornando um desafio a sua correta conclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (206.1 Kb)   docx (280.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com