TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autor: William Foote Whyte Obra: Sociedade de Esquina

Por:   •  14/12/2020  •  Resenha  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

Autor: William Foote Whyte

Obra: Sociedade de Esquina.

A estrutura social de uma área urbana pobre e degradada.

Síntese do trabalho do autor:

O texto começa retratando a inserção do autor em campo, através de um Doc. Que era quem facilitava a entrada dele no ambiente que seria estudado. Logo o autor percebe que ele podia escrever sobre qualquer coisa da cidade de Cornerville, desde que ele fosse bem aceito pelos seus integrantes. Pois sua aceitação dependia das relações pessoais que desenvolvia.

As pessoas não se contentavam em perguntar somente a ele sobre quem era e o que queria fazer e perguntavam também ao seu doc. Visto que esse já era um integrando familiar desse grupo. Na intenção de ter mais informações, além das fornecidas pelo Doc, se demonstrava sempre aberto, disposto e ansioso para falar.

No decorrer de sua pesquisa o Doc acaba se tornando cada vez mais importante e passa de um “informante-chave” a um colaborador da pesquisa.

O autor vai se inserindo cada vez mais no meio social da cidade e começa a ter noções sobre o que fazer ou não fazer, como quais comentários tecer ou não, como se comportar e em relação as perguntas, foi preciso aprender quando perguntar ou não e principalmente quis perguntas fazer.

A partir daí, o autor passa um longo período e contando como foi fluindo seu trabalho de campo, suas dificuldades e suas pequenas conquistas e aceitação dos grupos. Num certo instante, ele passa a perceber como era importante observar um grupo durante muito tempo. Conto como foi trabalhar na campanha política em que se envolveu e em como ele buscou ser útil para isso. Ele conta também sobre quase ter posto seu trabalho em risco, votando mais de uma vez na eleição em seu candidato.

Foot Whyte, tira como lição e nos ensina “que o pesquisador de campo não pode se dar ao luxo de pensar apenas em viver a vida com os outros à sua volta. Ele deve continuar a viver consigo mesmo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (29.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com