TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Percepções De Tempo E Trabalho Da Sociedade Medieval E Contemporânea: Debate Historiográfico Das Obras De Jacques

Por:   •  23/4/2023  •  Projeto de pesquisa  •  3.376 Palavras (14 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE

FACULDADE DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E LETRAS DO SERTÃO CENTRAL – FECLESC

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA METODOLOGIA DA PESQUISA HISTÓRICA II

PROJETO DE PESQUISA

AS PERCEPÇÕES DE TEMPO E TRABALHO DA SOCIEDADE MEDIEVAL E CONTEMPORÂNEA: DEBATE HISTORIOGRÁFICO DAS OBRAS DE JACQUES

LE GOFF E EDWARD PALMER THOMPSON

YURI LIRA DO NASCIMENTO

QUIXADÁ/CE

 2022

DELIMITAÇÃO TEMÁTICA

Este trabalho tem como proposta de pesquisa construir um debate historiográfico através das obras de dois importantes autores: Jacques Le Goff e Edward Palmer Thompson. Estes autores serão o objeto de estudo dessa pesquisa. No decorrer da pesquisa, será realizada uma análise entre as duas obras desses autores que falam sobre o tempo e suas relações com o trabalho do período medieval e contemporâneo, para em seguida, produzir um debate historiográfico sobre esse tema: as percepções de tempo segundo a visão desses autores.

As obras selecionadas para embasar essa pesquisa, foram: “Capítulo 2 - Na Idade Média: tempo da Igreja e tempo do mercador” e “Capítulo - 3 O tempo do trabalho na “crise” do século XIV: do tempo medieval ao tempo moderno”, ambos do livro “Para uma outra Idade Média Tempo, trabalho e cultura no Ocidente” de Jacques Le Goff. Além destes capítulos, será utilizado também como suporte teórico, o “Capítulo 6 - Tempo, disciplina de trabalho e o capitalismo industrial", do livro “Costumes em Comum” de Edward Palmer Thompson. Através destas fontes bibliográficas, será feita uma investigação historiográfica com a seguinte questão-problema: Como cada um desses autores aborda em suas obras as percepções do tempo e suas relações com o trabalho realizado pelo ser humano desde o período da idade média até a idade contemporânea?

A partir da comparação desses capítulos citados acima, será investigado os aspectos semelhantes e divergentes a respeito da forma como Le Goff e Thompson tratam da questão do tempo e suas relações com as atividades de produção ao longo da idade média e a idade contemporânea. Também será feita uma investigação biográfica e historiográfica sobre esses autores na perspectiva de se obter elementos que proporcionem uma melhor compreensão sobre essas percepções de tempo e trabalho nas obras desses dois autores.

JUSTIFICATIVA

O interesse pelo assunto de relações de tempo surgiu em meados de 2014, quando eu ainda estava no cursando o Ensino Fundamental. Sendo mais específico, o interesse surgiu após a leitura de um capítulo do livro didático de História que dissertou sobre o tempo e abordava o tempo do relógio na Revolução Industrial.

Para muitos da minha turma naquela época, esses trechos poderiam não ter tantos

significados e importância, mas para mim, foi muito significativo. Foi a partir desse momento que nasceu o meu interesse em estudar sobre o tempo, pesquisar suas relações, dentre outros aspectos.

Porém, fazer uma pesquisa relacionada a este tema não seria tão fácil quanto eu  pensei. Mas, mesmo diante dos desafios, não desisti de pesquisar sobre essa temática, procurei ajuda de professores para obter algumas instruções sobre como realizar essa pesquisa, e felizmente consegui o apoio e orientações necessárias para poder dar continuidade a pesquisa. Saliento que, mesmo após algumas pessoas do curso tentarem menosprezar o meu tema ou palpitarem pra eu desistir dele, não dei ouvidos para essas opiniões negativas e assim prossegui com meus estudos. Por isso esse trabalho é de grande relevância pessoal para mim enquanto acadêmico de História, essa pesquisa irá trazer conhecimentos primordiais para minha futura atuação profissional.

Espero que esta pesquisa possa ter relevância nos meios acadêmicos para estudos futuros sobre este tema, uma vez que estarei abordando dois importantes historiadores da formação acadêmica da atualidade. Além disso, estarei pesquisando a percepção de tempo nas obras desses dois historiadores, assunto muito importante para a História enquanto ciência  que estuda os acontecimentos ao longo do tempo. Como relevância social, espero contribuir para uma reflexão da sociedade para a forma como as pessoas conduzem seu tempo nas atividades de trabalho e nas atividades de tempo livre.

Nesse sentido, espero contribuir para a construção de conhecimentos básicos, porém de grande relevância, pois permite que estudantes de História possa compreender determinado tempo histórico e as diferenças entre espaços, tempos e épocas e que certos grupos humanos foram os agentes transformadores dessas mudanças sociais do tempo e subsequentemente esses grupos também foram modificado por elas.

PROBLEMATIZAÇÃO

Não se pode negar que a vida humana é costurada com fios de tempo. Ainda que pareça persistir por séculos a fio a calorosa polêmica quanto à natureza do ser humano que é o grande regente da existência material, dificilmente alguém seria capaz de ir contra a afirmação de que a humanidade não pode abdicar de sua condição de seres no tempo. De acordo com Rust:

O tempo exibe-se sempre como um ingrediente constitutivo dos mais diversos repertórios de relações com o mundo e com o “outro”. Trata-se de um elo constitutivo tanto da personalidade individual como das identidades e solidariedades coletivas e da existência em sociedade. Profundas conexões ligam as formas como os homens praticam e concebem o tempo às disposições históricas da autoridade e do poder, aos modos de emprego da violência, às maneiras de experienciar o sagrado e o profano, ao vigor das disposições éticas, aos mecanismos de controle social, à organização das relações de produção.(2008, p.2)

Nessa perspectiva, é importante compreender questões relativas ao tempo enquanto fator condicionante da vida humana. Conforme o autor acima, todas as concepções humanas, ações, relações que estabelecem na sociedade e com o trabalho, dentre outros fatores, estão intrinsecamente conectadas com a forma como concebem e praticam o tempo.

Estudar essas questões é explorar as dimensões sociais com que os homens revestem o tempo, é alcançar uma oportunidade privilegiada para a investigação de toda uma sociedade ou uma época. Para este estudo, serão investigados como Jacques Le Goff e Edward Palmer Thompson abordam o problema do tempo em suas obras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (236.8 Kb)   docx (101.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com