TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oligopólio

Tese: Oligopólio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  Tese  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 6

Pindyck & Rubinfeld, Capítulo 12, Oligopólio :: REVISÃO

1. Quais são as características de um mercado monopolisticamente competitivo? O que ocorre com o preço e a quantidade de equilíbrio em tal mercado quando uma empresa lança um produto novo e melhor?

As duas principais características de um mercado monopolisticamente competitivo são: (1) as empresas competem na venda de produtos diferenciados que são altamente, mas não perfeitamente, substituíveis, e (2) há livre entrada e saída do mercado. Quando uma nova empresa entra em um mercado monopolisticamente competitivo (buscando lucros positivos), a curva de demanda para cada uma das empresas estabelecidas se desloca para dentro, reduzindo, assim, o preço e a quantidade recebida por elas. Assim sendo, o lançamento de um novo produto por uma empresa reduzirá o preço recebido e a quantidade vendida dos produtos já existentes.

2. Por que a curva de demanda da empresa é mais plana do que a curva de demanda total do mercado em uma concorrência monopolística? Suponha que uma empresa monopolisticamente competitiva esteja auferindo lucros a curto prazo. O que poderá ocorrer com sua curva de demanda no longo prazo?

A inclinação da curva de demanda da empresa é uma função da elasticidade da demanda pelo produto da empresa. A elasticidade da curva de demanda da empresa é maior do que a elasticidade da demanda do mercado por que é mais fácil para os consumidores optarem por consumir um produto altamente substituível de outra empresa do que optarem por consumir um outro produto totalmente diferente. O lucro no curto prazo induz outras empresas a entrarem no mercado; à medida que as empresas entram, as curvas de receita marginal e de demanda da empresa estabelecida se deslocam para dentro, reduzindo a quantidade que maximiza os lucros. Finalmente, os lucros caem a zero, não havendo incentivos para mais empresas entrarem.

3. Alguns especialistas têm argumentado que, no mercado, há um número demasiadamente grande de marcas de cereais para refeição matinal. Apresente um argumento favorável a esse ponto de vista. Apresente um argumento que discorde desse ponto de vista.

Argumento a favor: A existência de muitas marcas de um único produto sinaliza excesso de capacidade, implicando um nível de produção menor do que aquele que minimizaria o custo médio.

Argumento contra: Os consumidores valorizam a liberdade de escolher entre uma grande variedade de produtos concorrentes.

(Observação: Em 1972, a Comissão Federal do Comércio entrou com uma ação contra a Kellogg, a General Mills e a General Foods. Essas empresas foram acusadas de tentar refrear a entrada de outras empresas no mercado de cereais ao lançarem, através de pesadas campanhas publicitárias, 150 marcas entre 1950 e 1970, expulsando os produtos dos concorrentes das prateleiras dos supermercados. Esse caso foi finalmente arquivado em 1982.)

4. Qual a razão de o equilíbrio de Cournot ser estável (isto é, por que as empresas não teriam nenhum estímulo para alterar seus respectivos níveis de produção após alcançarem o equilíbrio)? Mesmo que não possam entrar em conluio, por que as empresas não adotam níveis de produção capazes de maximizar seus lucros em conjunto (isto é, o nível de produção pelo qual optariam caso pudessem entrar em conluio)?

O equilíbrio de Cournot é estável porque cada empresa produz a quantidade que maximiza seus lucros, dadas as quantidades que seus concorrentes estão produzindo. Se todas as empresas se comportarem dessa forma, nenhuma empresa terá incentivo para mudar sua produção. Sem o conluio, as empresas acham difícil concordar tacitamente na redução da produção. Uma vez que uma empresa reduza sua produção, as outras empresas têm um incentivo para aumentar sua produção e seus lucros às custas da empresa que está limitando suas vendas.

5. No modelo de Stackelberg, a empresa que determina sua produção em primeiro lugar possui uma vantagem. Explique a razão.

Segundo o modelo de Stackelberg a empresa com liderança de preço possui vantagem porque a segunda empresa deve aceitar o nível elevado de produção da líder como fixo e produzir uma quantidade menor. Se a segunda empresa decidisse produzir uma quantidade maior, isso levaria a uma redução no preço e no próprio lucro. A primeira empresa sabe que a segunda não terá escolha a não ser produzir uma menor quantidade a fim de maximizar seus lucros e, assim, a primeira é capaz de capturar uma parte maior dos lucros do setor.

6. Explique o significado do equilíbrio de Nash, quando as empresas se encontram competindo em termos de preço. Por que o equilíbrio é estável? Por que as empresas não elevam seus preços ao nível capaz de maximizar seus lucros em conjunto?

O equilíbrio de Nash, numa competição em termos de preço, ocorre quando cada empresa escolhe seu preço, supondo que o preço de seu concorrente seja fixo. No equilíbrio, cada empresa faz o melhor possível, condicionado aos preços de seus concorrentes. O equilíbrio é estável porque as empresas estão maximizando os lucros e nenhuma delas possui incentivo para elevar ou reduzir seu preço.

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com