TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Open Book Management - Gestão Com Livro Aberto

Pesquisas Acadêmicas: Open Book Management - Gestão Com Livro Aberto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  489 Visualizações

Visando reverter o quadro de fracassos e falências, surgiu mais precisamente nos anos 80 a gestão com livro aberto, criada por Jack Stack, um modelo de gestão com transparência total.

Talvez o último passo a ser dado pela empresa. Não seria apenas mais uma ferramenta de gestão, ela não explora apenas pontos específicos, e sim os pontos importantes.

Para que o conceito de OBM seja implantado é necessária total transparência, confiança e mobilização por parte dos funcionários fazendo-os pensar que são donos do negócio. Mas, nem todas as empresas estarão dispostas a utilizar essa ferramenta, a decisão deverá vir da alta gerência.

A gestão com livro aberto pode ser definida como uma ferramenta radical, pois é necessária uma inevitável delegação de poderes aumentando o nível de comprometimento e responsabilidade dos funcionários fazendo com que se sintam importantes dentro da empresa e lutem pela sobrevivência da mesma em prol de preservarem seus empregos.

O clima organizacional positivo é de suma importância para que a ferramenta seja bem aplicada, assim como a tecnologia da informação, sem ela seria impossível a comunicação dentro da empresa, a mesma deverá formular novos sistemas de recompensa, disponibilizar os números importantes, saber ganhar o comprometimento das pessoas, evitarem certos conceitos (erros) e saber utilizar alguns conselhos (passos essenciais) que são fundamentais.

Saber identificar e trabalhar os pontos fortes e fracos faz com que os erros sejam erradicados antes mesmos de se transformarem em problemas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com