TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orelhões Do Pais De Cara Nova

Trabalho Universitário: Orelhões Do Pais De Cara Nova. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  2.289 Palavras (10 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

Ter um aparelho de telefone restrito a fazer ou receber chamadas de voz é quase tão primitivo hoje em dia quanto mandar uma carta pelo correio para saber notícias de alguém que mora longe. Às vésperas da chegada da tecnologia 4G ao país, os telefones públicos – extremamente úteis no passado – tornaram-se adornos quase inúteis que, no máximo, são capazes de proteger da chuva algum pedestre desprevenido.

Uma das alternativas propostas é o uso dos orelhões como ferramentas de publicidade, tanto na área externa dos aparelhos como mesmo durante as chamadas: por exemplo, os primeiros 20 segundos de uma ligação poderiam conter anúncios que, se ouvidos até o fim, dariam algum tipo de desconto na chamada.

Assim a empresa de telefonia MHER pretende adotar essa pratica de customizar os orelhões em nossa cidade, uma de suas propostas para aumentar as receitas é lançar uma linha de orelhões diferentes que seja a “cara” da região oeste catarinense, ou seja, chamando atenção do publico.

Com isso segue a partir de agora um estudo realizado para o entendimento e apreciação dos tão esquecidos orelhões.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 QUESTÃO 1

Hoje em dia, usam-se menos os telefones públicos, mas ainda se usa. Não podemos esquecer que essa é a forma de comunicação mais barata que existe. “Mas claro que, com a popularização do celular, deixou de ser prático usar um orelhão, principalmente pela falta de manutenção e pelo vandalismo constante”, avalia a conselheira da Anatel Emília Maria Silva Ribeiro Curi. Baseada nisso, a proposta da agência é mudar a cara dos orelhões, seja por meio de obras de arte ou abrindo espaço para publicidade.

Como uma definição passa pela escolha de quais as ferramentas que permitirão chegar melhor ao público-alvo. Um investimento bem doseado entre os instrumentos mais eficazes, para cada caso é a porta de sucesso para a implementação eficaz da estratégia definida, ou seja, o mix de comunicação é a melhor forma de desenvolver uma aparição de um produto no mercado competitivo.

Na publicidade uma das variáveis de comunicação mais utilizada pelas empresas, tendo mensagens e modos de utilizá-las com conteúdos mais curtos devido ao custo dos meios e ao pouco espaço disponível, ou seja publicidade é alma do negocio, podendo utilizar-se de outudors, programas de TV, rádios entre outros. O marketing direto vem sempre procurando atingir objetivos de informação, de dar a conhecer novos produtos ou serviços ou de estimular a ação do cliente, o marketing direto pode ser um substituto à altura da força de vendas, com a vantagem de o seu custo ser mais baixo. Definir o alvo é fundamental para se ter um ótimo marketing direto.

O patrocínio, carro chefe dos orelhões “diferentes” em nossa cidade é uma das variáveis claramente adequadas à comunicação da empresa, sendo raramente utilizadas para uma marca específica. Os seus efeitos são de médio-longo prazo. As ações têm de ser escolhidas através da adequação entre os públicos-alvo do evento ou entidade patrocinada, e a estratégia de comunicação da empresa. Em seu suporte esta as relações publicas utilizando-se de grupos específicos de consumidores finais. Efeitos de longe prazoe adequando-se a objetivos de imagens e credibilidade da marca em questão.

As promoções efetuadas para desenfrear as vendas tratam-se de um mix de marketing que pode gerar resultados a mais curto prazo. Responde a objetivos como o estímulo à compra, a experimentação ou o escoamento é muito utilizada por todas as marcas, sendo necessário ter algum cuidado para que os objetivos de curto prazo não se sobreponham à estratégia global da marca. O mechandising, ou seja a disposição dos produtos na empresa, ou na cidade uma variável importante de comunicação porque interage com o consumidor no local de compra. Os resultados obtidos com estas ações são, em regra, de muito curto prazo. Pode ser uma arma muito eficaz ao nível do estímulo à compra ou à experimentação.

2.2 QUESTÃO 2

O merchandising como hoje é conhecido surgiu como próprio marketing e intensificou-se com o surgimento do auto-serviço nos Estados Unidos, na década de 30. Naquela época, as antigas lojinhas com balcão começaram a perceber o sucesso que as vitrines faziam. E, ao notarem que as mercadorias expostas eram muito mais compradas do que as não expostas, começaram a transformar todo o interior das lojas em verdadeiras vitrines, nas quais se podia ver e escolher todas as mercadorias.

Merchandising é uma atividade muito antiga, tão antiga como a venda em si, pois desde que os homens da Idade Média começaram a escolher as ruas principais para expor suas mercadorias, gritando e concorrendo com os demais mascates para chamar a atenção dos passantes para seus produtos, já se estava fazendo merchandising

É para reverter esse quadro que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu consulta pública há um mês sobre a revitalização dos chamados orelhões. Afinal, mesmo que a funcionalidade não seja mais a mesma, o Brasil ainda tem 967.140 telefones públicos em uso – número que passava de 1 milhão há pouco mais de um ano e que vem caindo. Ainda que venha caindo, há uma quantidade bem considerável de aparelhos espalhados no Brasil.

Contudo isso a MHER busca diminuir essa incidência de esquecimento dos orelhões, proporcionando assim formas de Merchant onde empresas que queiram “adotar” esses aparelhos, divulguem os seus produtos de forma a realizar promoções, investir em comunicação empresarial.

Há algo indiscutível sobre o merchandising no ponto-de-venda: ele é considerado a "mídia" mais rápida e eficaz, pois é a única em que a mensagem conta com os "três elementos chaves" para concretização de uma venda: O consumidor; O produto e o dinheiro.

Mas por fim o que realmente significa Merchandising: A palavra inglesa merchandíse significa "mercadoria", e merchandiser significa "negociante". Por sua vez, a tradução de merchandising seria "mercadização", nome que em português não corresponde exatamente ao significado da atividade como é conhecida. Merchandising seria então uma derivação da palavra merchandise, que podemos traduzir como "operação com mercadorias".

2.3 QUESTÃO 3.

Na emergente competição do mundo contemporâneo, as empresas necessitam moldarem-se às profundas transformações mundiais, independentemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com