TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizaçao Social

Ensaios: Organizaçao Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  2.503 Palavras (11 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores:

Marineide Barbosa Neres: RA 2321388790 Fernando Correia Martins: RA 3333526049

Gislene Alves da Silva: RA 2627481524

Irismar de Oliveira Santos: RA 3364575496

Serviço Social

Disciplina – A Organização Social no Brasil

Tutor (a) Presencial: Thaís Cristina Silvano

Tutor (a) AED: Alessandra Nascimento

Pólo Santa Terezinha/ Taguatinga-DF

Junho de 2012

SUMÁRIO

1 Introdução ..............................................................03

2 Organização Social no Brasil ..............................................................04

3 Filmes ..............................................................05

3.1 Cidade de Deus ..............................................................05

3.2 Tropa de Elite ..............................................................08

3.3 Carandiru ..............................................................10

4 Conclusão ..............................................................12

5 Referências bibliográficas ............................................................13

02

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem o objetivo de identificar, alguns problemas de nossa sociedade, apontando os melhores caminhos para resolver, hoje nós temos muitas questões em aberto, como a falta de projetos eficaz para pelo menos amenizar a situação das comunidades. Vamos analizar através desse conteúdo o que pode ser mudado ou entender como foi o começo de tudo que nós estamos passando hoje.

03

2 Organização social no Brasil

As organizações surgem a partir de um grupo com ideais buscando seus objetivos e defendendo interesse comum. As organizações podem ser vistas atuando no setor publico e privado terceirizando seu trabalho como ensino, pesquisa, tecnologia, meio ambiente, cultura e saúde. Assumindo a forma de fundações de direitos privado ou associação civil sem fins lucrativos.

As organizações sociais apresentam um modelo de dominância, o piramidal que tem como principio a hierarquia e a centralização do poder. Outro modelo e a rede, que tem como principio a horizontalidade e a descentralização, tentando suprir as necessidades de todos os indivíduos.

As organizações sociais, de parceria entre o Estado e a sociedade. Onde o Estado continuará a sustentar as atividades publicas e exercerá sobre elas um controle estratégico, demandará resultados necessários ao atingir os objetivos das políticas públicas, beneficiando a sociedade.

A desigualdade social é um dos principais problemas do mundo hoje, é visto nas grandes cidades, ruas e ambiente rural. A utopia da igualdade a ser concretizada está na obtenção de direitos iguais a todos, independente de sua condição social, sexual, racial, etnia e etc.

No Brasil, por exemplo, a legislação do SUS e que seja feito a construção de instrumentos para o controle do sistema pelas sociedades organizadas nos conselhos, e conferências de Saúde, para que toda a população de baixa renda seja beneficiada.

Um dos avanços importantes de se construir um Sistema de Saúde pública no Brasil, a partir da constituição de 1988, é justamente o fato de articular em torno da Saúde, todas as organizações e estabelecimento público, com o cuidado de inserir neste sistema, os estabelecimento privados conveniados ou contratado pelo poder público.

Nosso maior problema atual é a falta de criatividade dos políticos no governo, a corrupção entre os políticos ta sendo a maior causa da miséria no Brasil, a desigualdade de renda, a segurança, saúde, os hospitais públicos está uma vergonha pra nós brasileiros, as

04

grandes cidades brasileiras enfrentam diversas problemas, destacam-se as questões da moradia, educação, violência e exclusão social. A educação de baixa qualidade gera vários transtornos, pois parte da população não consegue obter qualificação profissional exigida pelo mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Por falta de qualificação aumenta o desemprego e se intensificam atividades como desenvolvidas por vendedores ambulantes, flanelinhas, entre outros. Os serviços públicos de saúde sem estruturas, filas imensas e demoradas, ausência de aparelho e medicamentos, ou seja, é um total desrespeito com o cidadão.

3 Filmes:

3.1 Cidade de Deus

Ficha Técnica:

Título original: Cidade de Deus/Gênero: Drama /Duração: 135 min./Lançamento (Brasil): 2002/Site: oficial/Hot Site: adorocinema/Distribuição: Lumière e Miramax Films/Direção: Fernando Meirelles/Co-direção: Katia Lund /Roteiro: Bráulio Mantovani/Produção:

05

O2 Filmes, VideoFilmes, Andrea Barata

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com