TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Social

Seminário: Organização Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA II

Organização Social

A organização social representaria o elemento dinâmico do processo social, o sistema de relações sociais existente em uma sociedade, entre indivíduos, grupos sociais. Essas relações envolvem reciprocidade e obedecem a poderes, normas, e valores socialmente aprovados.

Conceito de Sociedade

A sociedade é representada por um grupo de pessoas comuns, que são unidas por meio de relações sociais ( família, educação, religião, política e econômica ). A História da sociedade pode ser vista de acordo com uma evolução sociocultural. Não há registro de nenhuma sociedade em que não ocorra desigualdade social. A sociedade é estruturada ao redor da família e o nível de especialização é mínimo.

Sociedade Tradicional e Sociedade Industrial

Compreende- se todo o sec. XIX e o XX, e em função do período industrial, a dinâmica da alta produtividade, houve inovação na sociedade, onde a tecnologia não se compara com nenhum avanço ao longo da história da humanidade.

Cultura e civilização

Considera- se uma civilização como uma entidade cultural. O mais amplo agrupamento cultural de pessoas e mais abrangente nível de identidade cultural que se verifica entre os homens, também pela auto identificação subjetivas dos povos, aldeias, regiões, grupos étnicos, nacionalidades, grupos religiosos, todos tem cultura diferentes.

Sociedade Política

Parte da sociedade que torna para si não só o monopólio do uso da coerção física, mas deve organizar na sua área de atuação. Assim cabe ao Estado prover as necessidades de educação, saúde, previdência social etc., alem do encargo de organizar as manifestações culturais.

Grupos Sociais

O primeiro grupo social com quem tem contato é a família, que lhe transmite a língua, os valores e a cultura da sociedade a qual pertencem.

Estrutura Social

Todo aspecto de nossa existência, pensamentos, instituições, sentimentos e comportamento é influenciado pela participação em estruturas sociais.

Grupo e Organizações

Os grupos têm poder sobre as pessoas, reprimindo e limitando os auto- imagem, os valores e crenças, as emoções, as motivações e o estilo de representação de seus integrantes.

Indicadores

A distribuição espacial das organizações sociais no Brasil e correlacionam esses resultados como indicadores das organizações sociais que exercem funções na sociedade, mas é possível afirmar que para os estados com melhor relação entre habitantes por organizações sociais, existe uma correlação significativa com melhores indicadores econômicos e sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com