TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Social No Brasil

Trabalho Universitário: Organização Social No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  1.845 Palavras (8 Páginas)  •  906 Visualizações

Página 1 de 8

Cine Social: Uma reflexão sobre as Organizações Sociais no Brasil.

1 - INTRODUÇÃO:

A intenção é reconhecer a temática comum existente entre os filmes nacionais escolhidos. Qual foi o enfoque dado pela indústria cinematográfica nacional. A arte imita a vida ou seria o inverso.

A crescente banalisação da violência é evidente, não só entre as classes sociais mais desfavorecidas, mas também nas chamadas classes elitisadas.

O que impulsiona o jovem para a marginalidade. A visão social sobre o consumo de drogas, onde o tráfico é visto como atividade econômica lucrativa qualquer.

Gera lucro para dois lados: para a marginalidade e também para o poder público, que possui em seu meio agentes corruptos. Banaliza-se a violência como se ela fizesse parte de nosso dia a dia.

2 - SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS:

MEU NOME NÃO É JOHNNY

João Guilherme Estrella (Selton Mello) nasceu em uma família de classe média do Rio de Janeiro. Filho de um diretor do extinto Banco Nacional, ele cresceu no Jardim Botânico e freqüentou os melhores colégios, tendo amigos entre as famílias mais influentes da cidade. Carismático e popular, João viveu intensamente os anos 80 e 90. Neste período ele conheceu o universo das drogas, mesmo sem jamais pisar numa favela. Logo se tornou o maior vendedor de drogas do Rio de Janeiro, sendo preso em 1995. A partir de então passou a freqüentar o cotidiano do sistema carcerário brasileiro.

Dirigido por Mauro Lima

Com Selton Mello, Cléo Pires, Flavio Bauraqui e Cassia Kiss

Gênero: Drama

Nacionalidade: Brasil

FILME: CARANDIRU

SINOPSE: Foi inspirado no livro Dráuzio Varella ( ESTAÇÃO CARANDIRU). Apesar da origem o filme e diferente têm como tema central narrado pelo medico sobre a vida de vários presidiários.

RESENHA: No filme relata uma organização social na qual a sociedade impera uma auto tutela, a lei do mais forte. Constituida por delinqüentes cuja formação psíquica, moral e religiosa e profissional foi por eles mesmos negligenciada sob aval direta ou ate indireta de suas próprias famílias e também pelo poder publico. O filme demostra a realidade de palco cuja existe a maiores das injustiças, abrigando as gerações de brasileiros vivendo a margem da sociedade, responsável pelo aumento da violência interna ali estabelecida a pena de morte para estripadores, dependentes químicos entre outros. São vidas que carregam nítidos traços de ódio e violência, fruto de vergonhosa desigualdade social e de famílias problemáticas.

O filme Carandiru abre vários espaços para discussões para bases de sociólogos, jurídicos e políticos para demostrar como realmente funciona o sistema carcerário brasileiro, e como e mal administrado.

FICHA TECNICA:

AUTORES: Hector Babenco, Fernando Banassi, Victor Novas.

DIREÇÃO: Hector Babeco, Roberto Gervitz, Walter Carvalho.

ELENCO: Alice Braga, Ailton Graça, Ainda Luner, Andre Ceccato, Antonio Grassi, Caio Blat, Dionisio Neto, Floriano Peixoto, Ivan Almeida, Lazaro Ramos, Luiz Carlos Vasconcelos, Maria Luisa Mendonça, Milton Goncalves, Otavio Augusto, Robson Nunes, Sabrina Greve, Vanessa Gerbelli.

GENERO: Drama

DURAÇÃO: 146 Minutos

“Cine Social: Uma reflexão sobre as Organizações Sociais no Brasil”

Filme: Anjos do Sol

Ficha Técnica:

Gênero:Drama

Ano: 2006

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com