TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizações Saudáveis, Bem-estar dos Trabalhadores e Produtividade

Por:   •  17/4/2020  •  Dissertação  •  2.668 Palavras (11 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 11

Organizações Saudáveis, bem-estar dos trabalhadores e produtividade[pic 1]

Ana Glória, nº20993

Luís Fernandes, nº19992

Ricardo Moreirinha, nº21000

Resumo

Para atingir os objetivos delineados por uma organização, são indispensáveis os colaboradores, que quanto mais satisfeitos com a sua tarefa mais rapidamente atingem esses objetivos, daí chegamos ao conceito de organização saudável, que nos dias de hoje é de extrema importância. A importância nos dias de hoje não passa apenas pela parte financeira da empresa, mas também pela parte do capital humano da organização.

Deve-se também perceber o que se fazer para prevenir e promover esse bem-estar, para que existam o menor número de conflitos possível.

É de elevada importância o bem-estar total dos colaboradores, pois são eles que levam a empresa avante. Para isso existem várias técnicas que potenciam o bem-estar dos colaboradores. Assim existindo bem-estar, influência diretamente a produtividade da organização, criando motivação levando ao sucesso final da organização.

Palavras-Chave: saúde, bem-estar, motivação, organizações, colaboradores, produtividade, sucesso


Índice

Introdução        3

1.        Bem-estar dos trabalhadores e a produtividade        3

2.        Intervenções: prevenção e promoção        4

2.1.        Prevenção do stress laboral e promoção de hábitos de vida saudáveis        6

3.        Organizações saudáveis e gestão de recursos humanos        8

4.        Cultura organizacional        8

4.1 Fatores de criação de força de trabalho        8

4.2 Liderança positiva        9

5.        Formação e capital psicológico positivo        9

6.        Considerações Finais        10

Referências        11


Introdução

No âmbito da unidade curricular de gestão de recursos humanos, foram-nos apresentados vários tópicos de trabalho, pela docente Graciete Honrado, dos quais o escolhido aborda o tema relativo à saúde e bem-estar nas organizações.  

Neste sentido, iniciamos o trabalho apresentando a relevância que a felicidade dos trabalhadores tem vindo a adquirir ao longo dos anos, e consequentemente o impacto gerado na produtividade das empresas. De seguida, salientamos algumas prevenções a ter, bem como, formas de melhorar a saúde e o bem-estar interno das organizações. Além disso, referimos quem são os responsáveis por manter a empresa saudável, e ainda qual a cultura organizacional mais indicada para a promoção de empresas saudáveis.  

Por fim, indicamos não só o papel decisivo que o departamento de recursos humanos tem nas organizações, mas também o modo como procedem ao melhoramento do desempenho dos trabalhadores. 

  1. Bem-estar dos trabalhadores e a produtividade

Entre 1924 e 1933 foram realizadas as experiências de Hawthorne na Western Eletric Company, (Illinois, EUA) - empresa do ramo da engenharia elétrica (Electric, s.d.) – em que se percebeu que a felicidade é um fator que influência a produtividade dos trabalhadores. (O que é o efeito de Hawthorne?, 2015) (León-Pérez, 2015)

Felicidade e produtividade são dois fatores importantes para ter uma organização saudável, sendo que se podem afetar mutuamente. No contexto laboral, felicidade considera-se bem-estar psicológico, portanto quanto mais elevado seja o bem-estar dos colaboradores mais produtivos eles serão. (Carvalho, 2018)

Com isto é necessário entender que todas as pessoas são diferentes, pelo que a felicidade pode ser atingida de maneiras diferentes. (León-Pérez, 2015) Para entender essas diferenças devemos conhecer os colaboradores da organização. Assim com este conhecimento um líder será capaz de criar equipas, atribuindo as tarefas certas aos indivíduos certos.

Para além do bem-estar psicológico, é necessário o bem-estar total dos colaboradores, que para isso contribui também o bem-estar físico e social.

Enquanto o bem-estar físico incide na saúde dos colaboradores e na segurança no local de trabalho, como a não existência de violência ou a ausência de acidentes de trabalho, o bem-estar social atribui-se às relações entre colaboradores que devem ser favoráveis, que podem ser trabalhadas com sessões de “team building”, por exemplo.

Tendo os colaboradores felizes, será certo que o seu desempenho irá melhorar, como a criatividade, que poderá ser útil para o desenvolvimento e inovação da organização, diminuirá a rotatividade na empresa, diminuindo assim os custos da empresa em formação de novos colaboradores, entre outros fatores. (León-Pérez, 2015)

Deste modo, uma organização com colaboradores felizes será uma organização saudável, com produtividade aumentada em relação às concorrentes.

  1. Intervenções: prevenção e promoção

Os lucros nas empresas não estão relacionados exclusivamente ao desempenho dos seus colaboradores. Nesse sentido os programas de bem-estar proporcionam uma redução nos períodos de ausência, tal como nos gastos associados à saúde, aos processos de despedimento e recrutamento. É por isso de grande importância que as organizações concebam estes programas, de modo a que promovam, não só como um ponto de atração, mas também de retenção de talento.

Assim, em contexto laboral, é necessário ter em consideração as quatro dimensões seguintes: (Como promover o bem-estar dos colaboradores)

  • Dimensão física: É afetada diretamente pelos gastos de saúde suportados pelas empresas nos períodos de ausência devido a doença dos seus trabalhadores.
  • Dimensão financeira: Corresponde às preocupações financeiras dos colaboradores de uma empresa, o que consequentemente leva a um aumento de stress e à distração no trabalho, além disso reduz a motivação, assim como a produtividade, prejudicando ainda a saúde e suscitando instabilidade emocional que pode pôr em risco as relações interpessoais.
  • Dimensão psicológica: O funcionamento do estado emocional de cada trabalhador é tão importante quanto o seu bem-estar físico. Uma vez que, um indivíduo emocionalmente saudável proporciona um melhor sucesso da sua equipa de trabalhado, como ainda assegura um maior desempenho.
  • Dimensão social: É a forma como os trabalhadores entendem as relações interpessoais, os seus papéis sociais na vida, o apoio familiar e social, assim como o seu desempenho laboral. Logo as organizações devem promover o convívio e a comunicação entre os seus colaboradores, de modo a proporcionar um bom relacionamento entre os mesmos. Além disso, a realização de reuniões pode ajudar a entender melhor os problemas, desafios e expectativas das equipas, com o intuito de evitar um mal-estar nas empresas.

Esta abordagem para além de prevenir possíveis efeitos negativos nas organizações, nomeadamente, acidentes, problemas psicológicos, entre outros, também pretende a promoção das condições de trabalho e a disponibilização dos recursos necessários aos trabalhadores, para que assim, estes possam responder às exigências do trabalho de forma a existir um equilíbrio entre as suas vidas profissionais e privadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (169.5 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com