TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Caminhos Para A Inclusão Na Educação Infantil

Por:   •  8/10/2023  •  Artigo  •  14.233 Palavras (57 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 57

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

RACHEL FRAZÃO BARRETO ALVES

MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Salvador 2010

MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Monografia apresentada ao Colegiado do curso de Graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciada em Pedagogia.

Orientadora: Professora Nelma de Cássia Galvão

Salvador 2010

MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Monografia apresentada ao Colegiado do curso de Graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciada em Pedagogia.

Banca examinadora

[pic 2]

Prof Nelma de Cássia Galvão- Orientadora

[pic 3]

Prof Maria Izabel Ribeiro

[pic 4]

Élida Cristina Santos da Silva

Salvador, 14 de dezembro de 2010.

AGRADECIMENTOS

A Deus...

... pelo dom da vida, por iluminar e proteger meus caminhos e por me dar força.

À minha família...

... pelo amor incondicional, pelo apoio dos meus pais, Jorge e Vera e pela cumplicidade e companheirismo dos meus irmãos Victor e Vinícius, engenheiros sempre dispostos a ouvir minhas histórias empolgantes sobre o mundo da educação.

Aos meus amigos...

... da faculdade com quem vivi momentos únicos e inesquecíveis.

... da vida com quem de perto ou de longe eu sempre posso contar nas horas boas e não tão boas assim.

Aos amigos do CIP...

... com quem tive o prazer de conviver e aprender, em especial Élida, Elvira, Jurandyr, Luciana, Márcia, Miralva, Patrícia, Silvéria, Sheila Araújo, Sheila

Uzêda e demais funcionários, que direta ou indiretamente contribuíram com a minha formação.

Aos professores da Faculdade de Educação...

... em especial à profª Nelma, pela excelente orientação e pelas recomendações preciosas e à profª Lúcia Maria, que marcou meus primeiros semestres de faculdade pelo carinho e dedicação.

Muito obrigada!

RESUMO

Esta monografia apresenta através de uma pesquisa bibliográfica uma análise da inclusão de crianças com múltipla deficiência na educação infantil. Em seu desenvolvimento, esta monografia é constituída por: um capítulo que analisa conceitos da múltipla deficiência, suas principais causas e tipos e discute os fatores de risco e de proteção do desenvolvimento das crianças que possuem esta condição; um capítulo que busca compreender os fundamentos da inclusão através da análise do histórico da educação especial no Brasil, da política de inclusão atual e das estratégias e adaptações recomendadas pela literatura especializada; um capítulo que estuda o conceito de infância e faz orientações para a inclusão de crianças com múltipla deficiência na educação infantil, como considerações finais o trabalho apresenta uma análise crítica sobre o tema pesquisado.

Palavras-chave: múltipla deficiência, inclusão, educação infantil.

This monograph presents through a bibliographic research an analysis of the inclusion of kids with multiple disabilities in regular schools during early childhood education. In its development, this monograph consists in: one chapter that analyses the concepts of multiple disabilities, its main causes and types, and that discusses the factors of risk and protection of children who have this condition.; one chapter that aims to understand the fundamentals of inclusion through an analysis of the historic of special education in Brazil, the present policy of inclusion and the strategies and adaptations recommended by the specialized literature; one chapter that studies the concept of childhood and makes recommendations for the inclusion of kids with multiple disabilities during early childhood education, as final considerations a critical analysis of the researched subject.

Keywords: multiple disabilities, inclusion, early childhood education.

  1. INTRODUÇÃO        8
  2. MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA        10
  1. COMPREENDENDO A MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA        10
  2. CAUSAS DA MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA        12
  3. CLASSIFICAÇÃO        14
  1. Deficiência mental e paralisia cerebral        14
  2. Deficiência múltipla sensorial        15
  1. O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA: FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO        16
  1. FUNDAMENTOS DA INCLUSÃO        21
  1. BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL        21
  2. POLÍTICA ATUAL DE INCLUSÃO        24
  3. A ESCOLA INCLUSIVA: ADAPTAÇÕES E ESTRATÉGIAS        26
  1. O ALUNO COM MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL        36
  1. HISTÓRIA DA INFÂNCIA        37
  2. CAMINHOS PARA A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL        42
  1. Uma experiência bem sucedida de inclusão na educação infantil        47
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        49
  1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa de cunho bibliográfico, cujo título é “A Inclusão de crianças com múltipla deficiência na Educação Infantil”, está inserida no campo da educação, mais especificamente na área da educação especial.

A educação especial é

uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto a sua utilização nas turmas comuns do ensino regular. (BRASIL, 2008, p. s/n)

A educação especial tem início obrigatoriamente na faixa etária de zero a seis anos na educação infantil, primeira etapa a educação básica que objetiva o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (BRASIL, 1996)

Como prevê a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, inclusão escolar é o acesso dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação ao ensino regular. (BRASIL, 2008)

A múltipla deficiência, um dos conteúdos a ser explorado nesta pesquisa, é determinada pela ocorrência, no indivíduo, de mais de uma deficiência, levando em consideração a funcionalidade do mesmo e como as deficiências afetam o seu desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (100.3 Kb)   pdf (327.8 Kb)   docx (94.9 Kb)  
Continuar por mais 56 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com