TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS literatura Infantil: Caminhos da Floresta

Por:   •  13/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 2

Muitos autores e produtores buscam trazer para os dias atuais, os Contos de Fadas e os Contos Maravilhosos do século XIX, em versões com mais efeitos, suspense, aventura e humor, mantendo características fortes, presentes nos contos originais levando o espectador a assimilação com os contos baseados. Como os que veremos a seguir.

”Caminhos da Floresta” é um filme de fantasia musical produzido pela Walt Disney Pictures, que se baseia em mais de um conto, remetendo o espectador a uma viagem literária entre Chapeuzinho Vermelho, Cinderela e Rapunzel

 “João e Maria, Caçadores de Bruxas” As crianças da historia João Maria crescem e tornam os melhores caçadores de bruxas das redondezas.

Em 2014 o publico é presenteado com “Malévola” que se baseia na verdadeira  historia da Bela Adormecida.  

No “A Branca de Neve, Uma Versão Mortal” temos uma versão sombria do conto da Branca de Neve.

Entre esse ainda podemos citar:

A Fera

Beleza Adormecida

A Garota da Capa Vermelha

Oz, Mágico e Poderoso

Pan

É de adaptações de textos clássicos e de contos de fadas que provém e se fortalece a literatura para jovens leitores. Compilados pelo francês Charles Perrault, no século XVII, adaptando-os de narrativas populares e revestindo-as de valores da burguesia, e pelos famosos alemães Jacob e Wilhelm, conhecidos irmãos Grimm, no século XIX, os contos de fadas não foram escritos especialmente para as crianças bem como não faziam parte da educação burguesa. Esses contos, anônimos e, portanto, recolhidos do seio do povo – do folclore popular –, eram ligados às camadas inferiores e estabeleciam conexões entre a situação social e a condição servil. Assim, por meio desses materiais preexistentes, como os clássicos e os contos de fadas, essa literatura começou a constituir o seu acervo. Por possuírem um conteúdo onírico latente e abrigarem a presença do elemento mágico, que auxilia os personagens a vencerem dificuldades, por exemplo, os contos de fadas se mostraram mais apropriados aos leitores mirins. Dessa forma, o folclore europeu foi sendo constituído por narrativas de transmissão oral, cujo sucesso fez com que migrassem para diferentes partes do mundo.  Por Gizelle Kaminski Corso Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em literatura pela mesma instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com