TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura infantil e seus caminhos

Tese: Literatura infantil e seus caminhos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Tese  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 3

A Literatura infantil e seus caminhos

A literatura infantil e um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. E importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é do livro e contos infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, cantar e recontar história. “ Escutá-las é o inicio da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão de mundo” ...

Incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é muito importante. Neste sentindo a literatura infantil e uma peça fundamental paraeste desenvolvimento. Diante disto, faz-se necessário analisar o desenvolvimento das práticas de literatura infantil nos alunos das series iniciais, visto que é nesta fase que as crianças apresentam um interesse maior pelo material de leitura.

O objetivo deste trabalho será desenvolver os fatores mais relevantes da literatura infantil nas séries iniciais para uma boa formação de leitores críticos e conscientes. Ampliar suas ideias e conhecimentos, desenvolvendo a linguagem e o pensamento. Facilitar a adaptação da criança ao meio em que esta inserida, incorporando o hábito de ler.

Passo 2

Reflexão dos textos

Estas obras têm por finalidade apresentar a importância da leitura de imagens na literatura infantil que é bastante significativa para o desenvolvimento cognitivo e imaginação da criança, pois possibilita a este tipo de leitor, sua própria viagem, descobrindo, criando, construindo sua história. Tal ação influenciaria de maneira espontânea e divertida a criatividade da sua imaginação, instigando a percepção das ilustrações por diversos ângulos, além de proporcionar uma interpretação que lhe ajudará no crescimento e na transformação de si mesma e do mundo que a cerca. A utilização de livros, de diferentes graus de relação entre as mais variadas imagens contribui para uma melhor compreensão desse território rico e complexo que é o livro ilustrado. O uso das ilustrações dos livros infantis no trabalho educativo pode despertar e promover a aprendizagem, por estar diretamente relacionado ao desenvolvimento da criança, de sua imaginação e criatividade, além da formação do hábito da leitura.

A literatura infantil alimenta o imaginário, contribui para diversas resoluções afetivas, intelectuais e artísticas essenciais nodesenvolvimento harmonioso de todas as crianças, portanto é um ponto de partida na construção da personalidade. Aprender a ver o conteúdo do universo literário nas imagens é algo que se pretende, onde muitas vezes as figuras superam as palavras como meio de comunicação predominante, pelo que se torna urgente perceber a relação entre a imagem e a palavra. Permitindo um efeito estético da Imagem1 e Ilustração2 que introduz dados complementares na apreensão e nas habilidades comportamentais e emocionais, assim para o universo imaginário de cada indivíduo contribuem os fatores mais diversos da leitura.

Os livros infantis atuais, cheios de ilustrações, recursos gráficos dos mais variados, materiais diversos e estilos diversificados, portadores de histórias tradicionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com