TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR - PROCESSOS

Artigos Científicos: ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR - PROCESSOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 4

ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR – PROCESSOS

Análise de Atividade

Entende-se que esse processo abrange a Logística interna ou de entrada, onde podemos identificar com as atividades de recepção, armazenamento e distribuição dos inputs aos produtos, e a Logística Externa ou de saída são aquelas atividades de recolhimento, armazenamento e distribuição física do produto aos compradores. Já as atividades com a mudança ou transformações das matérias-primas em produtos ou componentes finais estão relacionadas com as operações e temos o Marketing e Vendas que como o próprio nome diz faz parte da comercialização e a promoção do produto; Serviço: Atividades relacionadas com o serviço pós-venda que acrescentam valor ao produto oferecido. Com isso, existem os suportes como o Desenvolvimento tecnológico que investe na tecnologia, a Infraestrutura da empresa, a boa Gestão de Recursos Humanos e a Aquisição.

Análise de Valor

Hoje em dia o mercado está cada vez mais competitivo e exigente. Saber quais os resultados e serviços de seu concorrente e fornecedores e usá-los como informações para gestão e tomada de decisões estratégicas é de máxima importância. Acredito que há como melhorar as chances de uma empresa sobreviver no mercado por torná-la o produtor de menor custo e assim poder trabalhar com margens para negociações. Ter um diferenciar em seus produtos e serviços é, além de essencial, é um caminho de brilhar entre os concorrentes, com certa mudança em produtos e soluções para atender novas demandas. Até mesmo seja preciso mudar sua concorrência e melhorar seu próprio mercado com outros produtos e serviços ou reduzir-se a um pequeno seguimento de atuação e negócios.

Avaliação e Planejamento

O melhor significado para entendermos a respeito de estratégia é através de uma cadeia de valor, que está ligada diretamente o posicionamento de uma empresa e a mantém em vantagem competitiva com relação às demais desde que trace boas estratégias relacionadas à sua cadeia de valor. Para uma boa estratégia é necessário definir e fazer uma análise da concorrência e ver com quem irá competir. Desta forma, você pode ver se a maioria dos concorrentes trabalha com custos ou diferenciação e escolher o segmento que possui menos concorrência. Cuidado na escolha de sua estratégia de marketing, pois todas as ações de mercado deverão estar focar em um único objetivo.

ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR

Entende-se por cadeia de valor como um conjunto de atividades desempenhadas por uma organização ou empresa desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e de venda até à fase da distribuição final. Este conceito foi introduzido por Michael Porter; um professor da Harvard Business School, com interesse nas áreas de Administração e Economia, criador de vários livros relacionados a estratégias de competitividade; em 1985.

De acordo com Porter (1998:34) “valor é o montante que os compradores estão dispostos a pagar por aquilo que uma empresa lhes fornece”. Então para que uma empresa alcance e mantenha competitividade é preciso o que crie valor para o cliente, ressaltando-se que esse valor deve ser reconhecido por quem o utiliza, caso contrário se sobressairão os custos. Existem situações em que a organização para manter competitividade por diferenciação, precisa aumentar seus custos para criar um valor maior.

Com o decorrer do tempo, uma verificação das cadeias de valor dos concorrentes mostram as diferenças, com isso, a organização pode tomar posicionamento estratégico por utilizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com