TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Elementos Do gênero Noticioso

Monografias: Os Elementos Do gênero Noticioso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Quais são os elementos do gênero noticioso?

Manchete

Manchete é o título principal, de maior destaque, no alto da primeira página de jornal ou revista, alusivo à mais importante dentre as notícias contidas na edição. Cada edição de um jornal só possui uma manchete, que é o título mais destacado, sendo por isso redundante dizer "manchete da primeira página" e errado dizer "manchete da página 5".

Lide (lead)

O lead (ou, na forma aportuguesada, lide) é, em jornalismo, a primeira parte de uma notícia, geralmente posta em destaque relativo, que fornece ao leitor a informação básica sobre o tema e pretende prender-lhe o interesse. É uma expressão inglesa que significa "guia" ou "o que vem à frente".

Na teoria do jornalismo, as seis perguntas básicas do lead devem ser respondidas na elaboração de uma matéria; São elas: "O quê" e/ou "Quem?", "Quando?", "Onde?", "Como?", e "Por quê?". O lead, portanto, deve informar qual é o fato jornalístico noticiado e as principais circunstâncias em que ele ocorre. Segundo Adelmo Genro Filho, em "O Segredo da Pirâmide", o lead deve descrever a maior singularidade da notícia.

Já o lead do texto de reportagem, ou de revista, não tem a necessidade de responder imediatamente às seis perguntas. Sua principal função é oferecer uma prévia, como a descrição de uma imagem, do assunto a ser abordado.

Fato Principal

É algum acontecimento do interesse público, sendo a partir do mesmo que desenvolve-se a notícia, estabelecendo conexões, que guiarão o contexto da reportagem.

Contexto

Contexto é a relação entre o texto e a situação em que ele ocorre dentro do texto. É como a notícia é apresentada ao leitor, um conjunto de circunstâncias em que se produz a mensagem que se deseja emitir, que variam de lugar, tempo, cultura de quem está emitindo e de quem está recebendo a notícia, etc., os quais permitem sua correta compreensão.

Eventos anteriores, história, consequências, expectativa e avaliação

São elementos usados para mostrar de forma completa a história, suas consequências, e eventos que antecederam o evento que está sendo noticiado, e também evidenciando as expectativas e avaliações sobre o assunto em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com