TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamento das Ciencias Sociais

Por:   •  29/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.434 Palavras (14 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]


 [pic 2]1a Questão (Ref.: 201608988310)

Pontos: 0,1  / 0,1

  "O  Brasil  foi  regido  primeiro  como  uma  feitoria  escravista,  exoticamente  tropical,  habitada  por  índios  nativos  e  negros  importados.  Depois, como  um  consulado,  em  que  um  povo  sublusitano,  mestiçado  de  sangues  afros  e  índios, vivia  o  destino  de  um  proletariado  externo  dentro  de  uma  possessão  estrangeira. Os  interesses  e  as  aspirações  do  seu  povo  jamais  foram  levados  em  conta, porque    se  tinha  atenção  e  zelo  no  atendimento  dos  requisitos  de  prosperidade  da  feitoria  exportadora.  O  que  se  estimulava  era  o  aliciamento  de  mais  índios  trazidos  dos  matos  ou  a  importação  de  mais  negros  trazidos  da  África,  para  aumentar  a  força  de  trabalho,  que  era  a  fonte  de produção  dos  lucros  da  metrópole.  Nunca  houve  aqui  um  conceito  de  povo, englobando  todos os  trabalhadores  e  atribuindolhes  direitos". (Fragmento textual do clássico O Povo Brasileiro - Darcy Ribeiro). Que resposta a seguir complementa o recorte sobre o tema contextualizado por RIBEIRO?

[pic 3]

 Nem  mesmo  o  direito  elementar  de  trabalhar  para  nutrirse, vestirse  e  votar.  

[pic 4] [pic 5]

 Nem  mesmo  o  direito  elementar  de  trabalhar  para  nutrirse, vestirse  e  morar. 

[pic 6]

Todos os direitos são garantidos neste caso.

[pic 7]

Nenhuma das alternativas estão corretas.

[pic 8]

Apenas o direito ao trabalho é garantido.


 [pic 9]2a Questão (Ref.: 201608909360)

Pontos: 0,0  / 0,1

Analise o texto abaixo a marque a alternativa correta. ¿O deputado Fabio Faria (PMN-RN) confirmou ontem (14) que parte da sua cota de passagens aéreas da Câmara foi usada pela apresentadora Adriane Galisteu, sua ex-namorada. Por meio de sua assessoria, o deputado Faria disse que Adriane era sua "companheira" quando as passagens foram usadas. Conforme reportagem do site "Congresso Em Foco", o deputado Faria disponibilizou - com verba da Câmara - passagens para Adriane, para a mãe dela, Emma Galisteu, e para um amigo da apresentadora, Claudio Torelli, no período de 2007 a 2008. Somadas, as passagens custaram à Câmara cerca de R$ 11 mi¿ (site http://espaco-vital.jusbrasil.com.br/) O comportamento descrito acima é bastante comum nas instituições brasileiras. Marque a afirmativa que corresponde a esse tipo de uso de recursos públicos para fins privados.

[pic 10] [pic 11]

Patrimonialismo

[pic 12]

Coronelismo

[pic 13]

Clientelismo

[pic 14] [pic 15]

Nepotismo

[pic 16]

Exclusivismo


 [pic 17]3a Questão (Ref.: 201608914656)

Pontos: 0,0  / 0,1

(PITÁGORAS) "A ordem global busca impor, a todos os lugares, uma única racionalidade. E os lugares respondem ao Mundo segundo os diversos modos de sua própria racionalidade [...]. A ordem global funda as escalas superiores ou externas à escala do cotidiano. Seus parâmetros são a razão técnica e operacional, o cálculo de função, a linguagem matemática. A ordem local funda a escala do cotidiano, e seus parâmetros são a co-presença, a vizinhança, a intimidade, a emoção, a cooperação e a socialização com base na contiguidade." SANTOS, Milton. "A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção". São Paulo: Edusp, 2002, p. 338-339. Sobre o processo de globalização tratado acima, assinale a alternativa correta.

[pic 18] [pic 19]

A cultura é também a base por meio da qual se constroem poderosos vínculos de identidades coletivas que desafiam de múltiplas maneiras a homogeneização e o cosmopolitismo.

[pic 20]

A globalização elimina as diferenças, singularidades e particularidades que pontilham a esfera da cultura, pois os fluxos globais de informação impõem uma complexa morfologia cultural

[pic 21] [pic 22]

A produção cultural constitui o mais importante setor da economia moderna, visto que todos os lugares são igualmente receptivos a suas mercadorias, pois todas as pessoas que neles vivem recebem ou interpretam imagens e apelos publicitários da mesma maneira.

[pic 23]

A "sociedade em rede", produto da era das telecomunicações globais, não possui fronteiras sociais e geográficas, unifica populações e lugares, pois ela trata apenas de desigualdades sociais e econômicas.

[pic 24]

A cultura é também a base por meio da qual se constroem poderosos vínculos de identidades coletivas que desafiam de múltiplas maneiras a heterogeneidade e o provincianismo.


 [pic 25]4a Questão (Ref.: 201609226815)

Pontos: 0,1  / 0,1

Entende-se, por Ciências Sociais, o conjunto de saberes relativos às disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Essas disciplinas estudam fatos que resultam da vida em sociedade. Relacione as disciplinas a seguir com os seus devidos conceitos.

( 1 ) Antropologia

( 2 ) Ciência Política

( 3 ) Sociologia

(       ) Estuda as diferenças entre povo, nação e governo, bem como o papel do Estado.

(       ) Estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais.

(       ) Estuda o homem a partir daquilo que o constitui em sua humanidade, isto é, a produção de cultura.

(       ) Estuda os sistemas de poder, as instituições e os partidos políticos de um país, o comportamento e as políticas públicas em suas diversas fases.

(       ) Estuda as diferentes culturas do homem, os diversos grupos sociais, culturais ou étnicos e as transformações ocorridas em função da interação entre os grupos.

(       ) Investiga as estruturas da sociedade, procurando compreender como estas influenciam os grupos ou indivíduos no que se refere a seu comportamento, seus costumes e sua cultura.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (279.1 Kb)   docx (66.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com