TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Objetivos Do Trabalho Do Assistente Socia

Exames: Os Objetivos Do Trabalho Do Assistente Socia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 2

Quais os objetivos do Serviço Social?

Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc. Questão social que sendo desigualdade é também rebeldia, por envolver sujeitos que vivenciam as desigualdades e a ela resistem, se opõem. É nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência, que trabalham os assistentes sociais, situados nesse terreno movido por interesses sociais distintos, aos quais não é possível abstrair ou deles fugir porque tecem a vida em sociedade. [...] ... a questão social, cujas múltiplas expressões são o objeto do trabalho cotidiano do assistente social. IAMAMOTO, (1997, p. 14)

A partir desse trecho de Iamamoto podemos concluir que o assistente social de modo geral atua na intervenção das múltiplas expressões da questão social, visando diminuir as disparidades sociais. No exercicio da profissão ele deve promover a mudança social, a resolução de problemas no contexto das relações humanas e a capacidade das pessoas em buscar melhorias, assegura –la o “bem estar”.

De modo bem tecnico mas simples visa a busca pela garantia de direitos e o pleno acesso a cidadania aos desamparados socialmente. Busca contribuir para uma ordem social, econômica e política junto a proteção básica, proteção especial.

Insentiva o individuo e o coloca como um menbro ativo na sociedade em que vive , utilizando de artificios como por exemplo beneficios que visam diminuir ou melhor minimizar a fome, doenças, morarias; de modo bem resumido utiliza de ferramentas de trabalho para minimizar a exclusão social.

O assistente social observa a capacidade do individuo e visa amenizar a falta de interesse, de conhecimento, auxilia e insentiva consicência sobre as questões importantes na sociedade.

Dentre os diversos campos de atuação do profissional, sua maior ocupação está baseada em:

* trabalho com crianças em situações de risco social, moradoras de rua, em trabalho precoce, com dificuldades escolares e/ou familiares, doentes, aliciadas, doentes, internadas, entre outras;

* trabalho com adultos em situação de desemprego, com conflitos familiares, aprisionados, hospitalizados, com doenças mentais;

* idosos asilados ou em condição de abandono, sem seguridade social (aposentadoria)

* elaboração, captação e distribuição de recursos sociais.

Como podemos observar o assistete social atua contra a desigualdade social que é fruto de uma sociedade capitalista e consequentimente egosista, pois é instalado um abismo entre as camadas sociais, onde quem é rico tende a explorar quem é “pobre” ou menus favorecido.

Conclui-se portanto, que o assistente social é a mão amiga que possui a capacidade para proteção e amparo das camadas mais afetadas pelo capitalismo, a população mais fragilizada inserindo-os dentro dasociedade disponibilisando condições minimas e dignas para sobreviver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com