TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática Do Assistente Socia

Exames: A Prática Do Assistente Socia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  258 Visualizações

: Conhecimento, Instrumentalidade e Intervenção Profissional.

O texto é uma reflexão acerca da prática do Assistente Social, a instrumentalidade do Serviço Social a técnica operativa. Apresenta instrumentos de trabalho utilizados pelos assistentes sociais no exercício da prática profissional.

O serviço social começa e se constituir como profissão no momento em que setores dominantes de sociedade começam a intervir de forma continua e sistemática nas consequências da “questão social”, através das chamadas políticas sociais, logo o serviço social é requisitado pelas complexasestruturas do Estado e das empresas de modo a promover o controle e a reprodução material e ideológica das classes sociais, o serviço social surge como uma profissão interventiva. Na trajetória histórica do Serviço Social, inúmeras correntes discutem a questão da instrumentalidade, sua funcionalidade ao projeto reformista burguês no que se refere a sua peculiaridade operatória.

A instrumentalidade da nossa profissão é defendida por muitos como a da manutenção da reprodução da ordem burguesa com vistas ao controle e reprodução dos segmentos pertencentes à classe trabalhadora. Se nosso modus operandi não estiver em plena sintonia com o projetoético-político do serviço social pode-se ruir nos encadeamentos do conservadorismo e do tecnicismo, tão presentes na trajetória da profissão.

No inicio o Serviço Social se fundava na legitimação religiosa, passando a profissionalização e a constituição da dimensão técnica-instrumental com necessidade de consolidação de um instrumental técnico-operativo vindo de tradição Norte-americana, ou seja, a conjunto de técnicas e instrumentos para a criação de uma tecnologia social.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com