TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os impactos dos crimes digitais no setor contabil

Por:   •  20/11/2018  •  Artigo  •  3.266 Palavras (14 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE

CURSANDO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DEUSIMAR BEZERRA XAVIER FILHO

HERCULES SILVA DE OLIVEIRA JUNIOR

JOÃO PEDRO DA SILVA

SAMUEL DE MORAIS LIMA

YGO ANACLETO DE OLIVEIRA

OS IMPACTOS DOS CRIMES DIGITAIS NO SETOR CONTÁBIL

JUAZEIRO DO NORTE - CE

2018[pic 2]

DEUSIMAR BEZERRA XAVIER FILHO

HERCULES SILVA DE OLIVEIRA JUNIOR

JOÃO PEDRO DA SILVA

SAMUEL DE MORAIS LIMA

YGO ANACLETO DE OLIVEIRA

OS IMPACTOS DOS CRIMES DIGITAIS NO SETOR CONTÁBIL

Trabalho de conclusão da unidade curricular Informática Básica aplicada à contabilidade apresentado ao curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Juazeiro do Norte- FJN.

Orientador (a): Ângela Maria

JUAZEIRO DO NORTE - CE

2018[pic 3]

Deusimar Bezerra Xavier Filho[1]

Hercules Silva de Oliveira Junior[2]

João Pedro da Silva[3]

Samuel de Morais Lima[4]

Ygo Anacleto de Oliveira[5]

RESUMO: Introdução: Pode-se constatar uma grande preocupação das empresas contábeis com relação aos crimes digitais, pois uma vez que seus sistemas forem invadidos todos os dados serão criptografados sobre quem fez essa ação podendo ameaçar para ganhar vantagens ou mesmo com intuições piores para levar a determinada empresa a falência. Tendo em vista cada vez mais constante ocorrências os profissionais da TI estão cada vez mais trabalhando intensamente em desenvolver softwares mais seguros para amenizar esses danos. Contudo existem punições para tais atos ilegais que no caso são as leis que interagem no âmbito do direito penal no qual vai depender do gral de complexidade do ocorrido. Objetivo: Objetivou-se demonstrar e entender como os crimes digitais interferem no caminhamento das empresas contábeis, buscando as mesmas melhorias para evitar o máximo os ataques cibernéticos. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica, descritiva qualitativa, tendo como meios para o seu desenvolvimento pesquisas realizadas, em livros, artigos científicos, revistas eletrônicas e sites. Resultados: O conhecimento sobre crimes digitais permite aos profissionais da contabilidade conhecer os inúmeros transtornos que pode ocorrer por falta de segurança e confiabilidade dentro dos seus negócios. Caso a empresa esteja ligada a pouca tecnologia a tendência é a falência, pois todos os processos como agilidade, eficácia e segurança estão correlatos à tecnologia. Considerações Finais: Os contadores devem ter conhecimento dos crimes digitais e suas consequências e impactos para o caso de necessidade, por exemplo, em caso de uma invasão no sistema para poder tomar as medidas cabíveis e devem procurar sempre contar com profissionais qualificados. Através deste, pode-se afirmar que o mal-uso da internet, gera um leque de problemas gravíssimos no setor contábil e consequentemente surge uma preocupação no tocante a imprevisibilidade da ação dos crackers, que poderá, por sua vez, praticar tal ato comprometendo não somente o setor contábil, mas toda organização gerencial vinculada ao mesmo. Também é possível entender como a legislação passou a atuar no meio desta crise cibernética e as alterações que acrescentaram melhorias para melhorar a lei de n° 2.848, de 7 de setembro de 1940.

Palavras-Chaves: Crimes digitais. Softwares. Contadores. Segurança. Criptografados.

[pic 4]

1.        INTRODUÇÃO        2

2.        OBJETIVOS        4

2.1        Objetivo Geral        4

2.2        Objetivos específicos        4

3.        REFERÊNCIAL TEÓRICO        5

3.1        conceito de tecnologia da informação        5

3.2        Surgimento da Internet        5

3.3        A importância da tecnologia para a contabilidade        6

3.4        Os softwares contábeis        6

3.5        Crimes cibernéticos        7

3.6        Segurança da informação        8

3.7        Lei Carolina Dieckmann        9

4.        METODOLOGIA        10

5.        RESULTADOS / DISCUSSÕES        11

6.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

[pic 5]


1.        INTRODUÇÃO

Os Crimes Digitais representam as condutas criminosas cometidas com o uso das tecnologias de informação e comunicação, e também os crimes nos quais o objeto da ação criminosa é o próprio sistema informático. Os crimes são previstos pelo Código Penal, mas que, quando cometidos por meio da Internet causam danos muito maiores. Em contraposição, surgiram os crimes específicos desse meio, como a difusão de vírus de computadores e o acesso a sistemas informáticos sem autorização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (185 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com