TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO SETOR DE RH UTILIZANDO A TEORIA DE RH EM UMA PEQUENA EMPRESA DO SETOR CONTÁBIL

Artigos Científicos: ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO SETOR DE RH UTILIZANDO A TEORIA DE RH EM UMA PEQUENA EMPRESA DO SETOR CONTÁBIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  904 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

1. INTRODUÇÃO 5

2. REFERENCIAL TEÓRICO 6

3. MÉTODO DE PRODUÇÃO TÉCNICA 6

4. CONTEXTO DA SITUAÇÃO EMPRESARIAL 7

4.1 Caracterização do Projeto 7

5. ANÁLISE E RESULTADOS 7

6. CONCLUSÃO 8

7. REFERÊNCIAS 8

1. INTRODUÇÃO

A empresa Jaime Volpato Escritório de Contabilidade tem como principais serviços o atendimento de RH, que lida com todos os funcionários da empresa e treina-os para poder servir à organização e aos clientes da Contabilidade. O setor de RH corresponde a 40% da empresa, os outros 60% estão divididos nos seguintes setores: Financeiro, Contábil, Fiscal, Repartições e Expedições. O processo deste estudo foi concretizado em duas etapas, na primeira foram feitas entrevistas com todos os funcionários para que fosse identificado o problema em questão e sugerir-se indicação de solução. A segunda etapa foi o acompanhamento das soluções sugeridas, desenvolvendo as tarefas conforme a Teoria de RH no dia a dia da empresa.

Verificando os resultados da primeira etapa, foi identificado que o problema maior era no setor de RH, o qual a empresa não conseguia lidar, pois não tinha o devido conhecimento sobre ele. E era onde tudo começava na contratação de pessoal, treinamento e efetivação. Os funcionários que eram contratados recebiam diversas ordens para executar a mesma tarefa, e, em alguns momentos tais funcionários eram tratados de uma forma equivocada. Com isso o rendimento dos funcionários só decaía e a produtividade também, sendo necessária a contratação de novos funcionários e assim aumentando a rotatividade de pessoal.

Quando foi concluída a segunda etapa com a aplicação da Teoria de RH, a empresa teve um melhor ambiente de trabalho e a rotatividade de pessoal chegou a zero, proporcionando melhor satisfação para todos dentro da empresa.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Identificar o motivo da alta rotatividade de pessoal e seu desempenho não favorável à organização, utilizando a Teoria de RH com a abordagem Comportamental de Skinner, o behaviorismo, no qual será compreendido o comportamento humano.

A Teoria de RH surgiu como um movimento de reação e oposição, no qual o que antes era empregado como ênfase na tarefa e na estrutura organizacional, passou a ser a ênfase nas pessoas que trabalham ou participam das organizações (CHIAVENTATO 1998).

Ainda, de acordo com Chiavenato (1997), o behaviorismo põe ênfase no homem administrativo, em vez do homem econômico ou do homem social.

Para Caravantes, Panno e Kloeckner (2005), a Teoria de RH teve grande mérito de quebrar, ou pelo menos, atenuar, o mecanicismo presente na Teoria Clássica. Por outro lado, ela deslocou-se para outro extremo: não mais a estrutura, os níveis hierárquicos, o alcance de controle e a especialização eram objeto de análise, mas sim o indivíduo.

3. MÉTODO DE PRODUÇÃO TÉCNICA

Este projeto foi realizado com entrevistas com todos os funcionários da empresa de todos os setores, para que fosse avaliada a situação da empresa atualmente. Foi constatado que a Jaime Volpato Escritório de Contabilidade possui pessoas adequadas para desenvolver todas as tarefas exercidas pela empresa, porém há um setor no qual se encontram funcionários insatisfeitos com o trabalho que os leva a prejudicar a todos que lá trabalham.

Este setor no qual abriga funcionários insatisfeitos é o setor de RH, que cuida da contratação e treinamento de pessoal para compor o quadro de funcionários da empresa. Ao serem contratados os novos funcionários eram tinham que fazer todo o serviço, serviço esse que deveria ser dividido dentre todos para que ninguém fosse sobrecarregado. Porém não era o que ocorria, e essa situação acabou se agravando e os novos funcionários não aguentavam tanta pressão dentro do ambiente de trabalho.

Notada essa deficiência na empresa a produtividade decaía cada vez mais com o passar do tempo e, os clientes antigos estavam ficando insatisfeitos procurando outras opções de empresas para conseguirem lidar com esse abandono.

A partir do momento que a o problema foi detectado, a empresa fez uma reunião com todo o pessoal e aplicou a Teoria de RH, na qual todos os funcionários que cumprissem com sua carga horária, respeitando os intervalos e os horários de seus colegas, aumentassem a produtividade para que nenhum cliente fosse perdido a partir daí e que a empresa conseguisse a prospecção de novos clientes, todos seriam recompensados.

Essa decisão da empresa agradou a todos seus funcionários. A rotatividade de funcionários caiu para zero e a fidelização dos clientes antigos e prospecção dos novos só aumentou,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com